Topo

Esse conteúdo é antigo

Putin respalda proposta de suspender patentes de vacinas contra Covid-19

06/05/2021 17h16

Moscou, 6 mai (EFE).- O presidente da Rússia, Vladimir Putin, expressou nesta quinta-feira seu apoio à iniciativa de suspender as patentes de vacinas contra a Covid-19.

"Na Europa há uma ideia que merece atenção: eliminar a proteção de patentes de vacinas contra a Covid-19", disse o chefe do Kremlin durante uma videoconferência com a vice-primeira-ministra, Tatyana Golikova, chefe do comitê governamental de combate à pandemia.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, declarou hoje que a Europa está pronta para discutir a suspensão das patentes de vacinas contra o coronavírus defendida ontem pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

Segundo o presidente russo, a iniciativa está de acordo com as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC), que preveem o levantamento da proteção da propriedade intelectual em situações extraordinárias.

"A pandemia é uma situação extraordinária. Tatyana, peço a você e aos seus colegas que se debrucem sobre este assunto. A Rússia certamente apoiaria tal abordagem", declarou Putin.

Nesse sentido, o presidente russo frisou que na situação atual não se deve pensar em obter o máximo de lucro, mas sim em garantir a segurança das pessoas.

"A segurança só pode ser garantida no caso em que as vacinas sejam utilizadas na maioria dos países. Então a imunidade de rebanho no sentido mais amplo deste conceito será alcançada", ressaltou.

Putin afirmou ainda que a Rússia é o único país do mundo que transfere tecnologias para outros países para a produção de vacinas.

"É uma prática que já funciona. Está em curso. Alguns países já organizaram a produção da nossa vacina com a transferência de tecnologias", completou.