Topo

Esse conteúdo é antigo

Rússia limita oficialmente viagens de diplomatas dos EUA por seu território

11/06/2021 05h17

Moscou, 10 jun (EFE).- A Rússia limitou oficialmente nesta quinta-feira a viagem de diplomatas americanos por seu território ao revogar o "Memorando de entendimento entre os governos da Rússia e dos Estados Unidos sobre 'terreno aberto'", uma medida anunciada em meados de abril como resposta a "ações hostis" de Washington.

O primeiro-ministro russo, Mikhail Mishustin, assinou o decreto, publicado hoje no portal de informações jurídicas do governo, em cumprimento a uma proposta de medidas restritivas à legação diplomática americana formulada pelo Ministério das Relações Exteriores da Rússia.

A Rússia respondeu assim às sanções impostas em 15 de abril pelo governo de Joe Biden, que incluíam a declaração de dez diplomatas russos como persona non grata, além de medidas contra funcionários russos, organizações e empresas por atos espionagem cibernética, interferência nas eleições em 2020 e o papel da Rússia na crise da Ucrânia.

Moscou pagou na mesma moeda expulsando dez diplomatas, apresentando uma lista negra de funcionários americanos e anunciando o processo de denúncia do acordo revogado hoje, que regulamenta a mobilidade dos diplomatas em seus destinos para restringir seus movimentos fora de Moscou.

Ao anunciar a lista de sanções, a pasta de Exteriores russa acusou os EUA de apostarem em "uma degradação contínua das relações" e em uma política de "contenção de Moscou", e alertou que tentar falar com a Rússia "de uma posição de força" resultará em "consequências terríveis".

De fato, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, advertiu que, se a atual "troca de cortesias" continuar, Moscou vai pedir a Washington que reduza o número de seus diplomatas em território russo dos atuais 450 para 300, em paridade com a presença russa nos EUA.