Putin afirma que embaixadores de EUA e Rússia regressarão a seus postos
"Sobre a volta dos nossos embaixadores aos postos de trabalho, o dos EUA a Moscou e o nosso a Washington, decidimos que retornem às atividades. Sobre o calendário, amanhã ou depois é puro tecnicismo", disse o mandatário russo em entrevista coletiva após uma reunião de quatro horas com o presidente americano, Joe Biden.
Putin afirmou que o Departamento de Estado americano e o Ministério das Relações Exteriores russo abordarão "todo o conjunto da cooperação diplomática" porque muitas questões foram acumuladas.
A tensão entre Kremlin e Casa Branca disparou em março, após Biden chamar Putin de "assassino". Em seguida, Moscou convocou Antonov para consultas e recomendou que o responsável pela delegação americana abandonasse o país.
Em abril, os EUA impuseram sanções à Rússia e expulsaram dez diplomatas por suposta interferência nas eleições presidenciais de 2020, pelo suposto papel no ciberataque à empresa de tecnologia SolarWinds e em atividades na Ucrânia e no Afeganistão.
O Kremlin respondeu com medidas similares, incluiu os EUA em uma lista de países hostis - que signica que o governo americano não poderá contratar profissionais locais para as sedes diplomáticas em território russo - e recentemente limitou a movimentação de diplomatas americanos na Rússia.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.