Topo

Esse conteúdo é antigo

México alerta sobre possível aumento de casos de covid-19

23/06/2021 03h51

Cidade do México, 22 jun (EFE).- O governo do México alertou nesta terça-feira sobre uma possível "mudança na tendência" da pandemia devido a um aumento nos casos de covid-19, após quatro meses consecutivos de queda.

"Isso pode representar uma mudança na tendência da epidemia ou não, como tem acontecido ao longo da queda, onde encontramos esse tipo de zigue-zague ou escada", reconheceu Hugo López-Gatell, subsecretário de Prevenção e Promoção da Saúde no México.

O país pode registrar um aumento de até 15% no número de casos estimados de covid-19 até o final desta semana, disse López-Gatell.

O México é o quarto país com mais mortes devido à pandemia, com mais de 231 mil mortes e 2,47 milhões de casos confirmados, mas depois dos piores momentos de janeiro, as internações caíram mais de 80%.

Mesmo assim, o país registrou um aumento nas últimas semanas, principalmente em estados turísticos como Quintana Roo e Baixa Califórnia do Sul, onde os novos casos excedem os registrados durante a "segunda onda" do inverno.

Além disso, a Cidade do México voltou esta semana para a cor amarela do semáforo epidêmico, que indica um nível de risco médio, após duas semanas em verde devido ao baixo perigo.

"Às vezes tivemos alguns aumentos, mas a tendência geral manteve-se em baixa. Devemos permanecer vigilantes, a recomendação que sempre fazemos a todas as pessoas é que continuemos observando as medidas de precaução", disse López-Gatell.

AVANÇOS NA VACINAÇÃO

Nesse contexto, o governo do México abriu hoje o cadastro de pessoas de 30 a 39 anos para receber a vacina contra a covid-19.

"Dentro de alguns dias teremos vacinado um em cada três mexicanos com mais de 18 anos de idade, com pelo menos uma dose, mas verá que a maioria são duas doses", disse Jorge Alcocer, secretário da Saúde.

O governo mexicano superou no último domingo as 40 milhões de doses aplicadas e as 50 milhões recebidas de diversos medicamentos.

Das 28,19 milhões de pessoas que receberam a vacina, mais de 17 milhões receberam as duas doses, disse López-Gatell.

Entre os 32 estados do país, a fronteira da Baixa Califórnia lidera a cobertura vacinal no México, com 57% da população adulta tendo recebido pelo menos uma dose após a aplicação de mais de 720 mil doses da Janssen doadas recentemente pelos Estados Unidos.

Em seguida estão a Cidade do México, com 49%, e o estado de Zacatecas com 40%.

Hugo López-Gatell negou as acusações de redução da taxa de vacinação após as eleições legislativas realizadas no último dia 6.

"O que chega a cada semana está sendo completado na semana seguinte, tudo que chega é distribuído e colocado, não há atraso", disse.