Topo

Esse conteúdo é antigo

Lacalle Pou defende deixar ideologia de lado nas relações com a Argentina

29/07/2021 18h15

Buenos Aires, 29 jul (EFE).- O presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, pediu que a relação com a Argentina seja baseada no benefício mútuo, e ressaltou que é hora de "acabar com essa falsa dicotomia de que um tem que fazer bem e o outro mal".

"Temos que acabar com essa falsa dicotomia de que um tem que fazer bem e o outro mal", disse o mandatário uruguaio, em entrevista ao jornal argentino "La Nación", publicada nesta quinta-feira.

Ele ressaltou que "devemos deixar de lado a política mais ideológica", e afirmou que sua relação com o presidente argentino, Alberto Fernández, é boa.

"Tenho uma boa relação pessoal com o presidente Alberto Fernández, não sinto que haja pontes cortadas", acrescentou.

Nesse sentido, disse que existem vários projetos conjuntos entre os dois países do Rio da Plata, embora ainda falte consenso sobre alguns aspectos.

"Temos problemas sobre os quais estamos tentando chegar a um acordo com a Argentina, mas tem de ser tomada uma decisão política que seja boa para os dois países", afirmou.

Uma dessas questões é a construção do Canal Magdalena, uma nova rota que permitirá encurtar as distâncias entre os portos fluviais e marítimos da Argentina, sem precisar passar pelo canal Punta Indio.

"Tem o Canal Magdalena, que a Argentina quer fazer. Agora, o Uruguai não tem utilidade para ele, mas se é realmente a vontade da Argentina, não podemos parar este crescimento, mesmo que não gostemos dele", concluiu.