Vulcão Etna registra erupção com emissão de cinzas e lava da cratera sudeste
A atividade começou por volta de 6h15 locais (1h15 de Brasília), com a emissão de cinzas. Cerca de 40 minutos depois, foi observado o início da atividade estromboliana na cratera sudeste, a mais ativa nas últimas erupções do Etna.
A nuvem produzida pela erupção alcançou altura de nove quilômetros, sendo visível a partir das localidades de Catania e Taormina. Segundo o modelo de previsão, ela irá se deslocar na direção leste-nordeste.
Além disso, o INGV constatou a existência de uma fonte de lava em curso, com um modesto transbordamento da cratera do sudeste correndo para sudoeste.
Enquanto isso, continua o aumento da amplitude média dos tremores vulcânicos, com manutenção da tendência de alta.
O centro da fonte do tremor está na região da cratera sudeste, a uma altura que varia de 2 mil a 3 mil metros do nível do mar.
O INGV emitiu um alerta para voo, embora, até o momento, o Aeroporto Internacional de Catania não teve o funcionamento afetado pela atividade do Etna.
Segundo boletim divulgado pelo instituto em 10 de agosto, as últimas erupções da cratera sudeste levaram o vulcão a ter aumento de altitude em 33 metros. Com isso, o cume do Etna está a 3.357 do nível do mar.
Desde 1980, a cratera nordeste era considerada a mais alta, com 3.324 metros. Houve um pico de 3.350 metros, no ano seguinte, no entanto, as bordas da cratera acabaram entrando em erosão. EFE
mr/bg
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.