Topo

Agências de turismo da Rússia lançam pacotes para vacinação no exterior

22/09/2021 14h36

Moscou, 22 set (EFE).- Empresas da Rússia começaram a lançar pacotes turísticos para cidadãos do país que desejem se vacinar com imunizantes oferecidos no exterior, que diferentemente dos locais, foram aprovados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA).

De acordo com a Associação dos Operadores de Turismo da Rússia, entre os principais destinos oferecidos estão a Sérvia e a Alemanha.

A antiga república iugoslava é o local mais procurado pelos russos que querem ser vacinados no exterior, confirmou indica o órgão, em seu site. Um texto postado na página lembra que não é necessário visto para a população local entrar no território sérvio.

Os pacotes incluem, normalmente, uma estadia de dois ou três dias em um hotel de Belgrado, assim como serviços de intérprete, traslado até o local de vacinação, além da imunização propriamente dita.

Em alguns casos, o serviço também inclui o valor das passagens de ida e volta para a capital sérvia, onde é possível receber a aplicação de doses das vacinas de AstraZeneca, Janssen, Moderna, Pfizer, Sinopharm e Coronavac.

Na semana passada, a OMS anunciou a suspensão temporária do processo de revisão do pedido feito pelo governo da Rússia para a aprovação da vacina Sputnik V, registrada em 70 países, devido a irregularidades em uma das fábricas existentes no país.

Os especialistas da agência prometeram retomar o processo assim que as infrações forem eliminadas, de acordo com o brasileiro Jarbas Barbosa, vice-diretor executivo da Organização Panamericana da Saúde (Opas).

Atualmente, a Rússia conta com quatro imunizantes produzidos no país e apresentou à OMS a aprovação apenas da Sputnik V. Desde então, acusa a agência de atrasar o sinal verde para a vacina por motivos políticos.

Segundo a Associação de Operadores de Turismos da Rússia, a procura pelos imunizantes aprovados pela Organização Mundial da Saúde e pela EMA é feita, principalmente, por pessoas que precisam viajar com frequência para o exterior, principalmente, para nações que integram a União Europeia. EFE

aj/bg