Topo

Esse conteúdo é antigo

Haiti informa que recebeu 1.314 migrantes deportados pelos EUA

24/09/2021 12h46

Porto Príncipe, 23 set (EFE).- O Haiti informou nesta quinta-feira que os Estados Unidos deportaram 1.314 migrantes haitianos que estavam na fronteira americana com o México

"Estes são compatriotas que estavam principalmente em países como Chile, Brasil e Panamá e estavam tentando entrar nos Estados Unidos". Quando chegaram à fronteira EUA-México, infelizmente eles passariam vários dias debaixo da ponte", declarou o coordenador do Escritório Nacional de Migração do Haiti (ONM), Negot Bonheur Delva, em entrevista coletiva.

A crise migratória envolvendo cidadãos do Haiti teve como resultado mais recente a demissão do enviado especial dos EUA para o país centro-americano, Daniel Foote.

"Infelizmente, até hoje o Estado haitiano não permite que o ONM tenha seu próprio orçamento para poder reagir", destacou Delva, acrescentando que "muitos mais" migrantes chegarão ao Haiti nos próximos dias.

O coordenador afirmou que a instituição está reforçando a estrutura de acompanhamento para trabalhar com os deportados para sua reintegração. "A Organização Internacional para as Migrações dá 10 mil gourdes (R$ 540) aos migrantes, assim como alimentos e kits de higiene. Não é o ONM que faz isso porque o Estado não desembolsa dinheiro por ele", detalhou.

A maioria das pessoas debaixo da ponte em Del Rio, no Texas, são haitianos. Os EUA entraram em contato com as autoridades estatais haitianas, que estão autorizando as deportações.