Topo

Esse conteúdo é antigo

Prefeita de Paris será candidata socialista à presidência da França

15/10/2021 07h14

Marta Garde.

Paris, 14 out (EFE).- O Partido Socialista da França (PS) escolheu nesta quinta-feira a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, como sua candidata nas eleições presidenciais de abril de 2022, nas quais as pesquisas preveem pequenas chances de vitória para ela.

Ela derrotou na eleição interna da legenda o único oponente, o ex-ministro da Agricultura e atual prefeito de Le Mans, Stéphane Le Foll.

"Estou particularmente orgulhosa e honrada de defender as cores do nosso partido. São as cores de uma esquerda que assume o exercício do poder, de uma esquerda do governo que nunca se contentará em ficar simplesmente indignada ou protestar, mas que quer agir concretamente", disse Hidalgo.

O PS tenta agora montar um bloco de apoio a Hidalgo com outras legendas de esquerda, em particular com o Europa Ecologia - Os Verdes, que em 28 de setembro elegeram o deputado do Parlamento Europeu Yannick Jadot como candidato.

Outros candidatos conhecidos são Marine Le Pen, da extrema-direita, e Jean-Luc Mélenchon, da extrema-esquerda. Os conservadores escolherão seu representante em um congresso interno, e o atual presidente, Emmanuel Macron, não fez nenhum anúncio de suas intenções.

Hidalgo, de 62 anos, que nasceu na Espanha e vive na França desde a infância, aparece com menos de 10% da preferência nas intenções de voto, muito atrás de Macron (24%) e Le Pen (22%), que iriam para o segundo turno, de acordo com uma pesquisa realizada pelo instituto Ifop nesta semana.

A candidata do Partido Socialista foi eleita vereadora em Paris em 2001 e é prefeita da capital francesa desde 2014. Em 2020, conseguiu um novo mandato sob o guarda-chuva da plataforma "Paris em Comum", uma aliança de cidadãos, nas palavras dela, que reuniu políticos de diversas alas, de comunistas a ecologistas. EFE