Topo

Esse conteúdo é antigo

Infectologista admite que variante ômicron já pode ter entrado nos EUA

Principal assessor em saúde do governo americano, Anthony Fauci, disse neste sábado que variante ômicron já pode ter entrado no país - REUTERS
Principal assessor em saúde do governo americano, Anthony Fauci, disse neste sábado que variante ômicron já pode ter entrado no país Imagem: REUTERS

27/11/2021 16h51

O principal assessor em Saúde do governo dos Estados Unidos, Anthony Fauci, admitiu neste sábado que a variante ômicron do novo coronavírus já pode ter entrado no país, ainda sem ter sido identificada em exames.

"Não me surpreenderia que esteja aqui e que não a tenhamos detectado ainda. Quando há um vírus que é transmitido com tanta facilidade, e há casos em outros países por consequência das viagens, quase invariavelmente acabará chegando a todas as partes", disse o infectologista, em entrevista à emissora de televisão "NBC".

De acordo com manifestação mais recente do Centro para o Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC, pela sigla em inglês), não há registro no país de casos da nova cepa do patógeno que provoca a covid-19

Na noite desta sexta-feira, a governadora de Nova York, Kathy Hochul, foi a primeira liderança estadual dos EUA a declarar estado de emergência por causa da nova variante, que entrará em vigor em 3 de dezembro e perdurará, pelo menos, até 15 de janeiro.

A medida, segundo Hochul, visa aumentar a capacidade de resposta dos hospitais contra a covid-19, mediante a proibição de algumas atividades não essenciais e a ampliação da capacidade do governo do estado de comprar materiais médicos de emergência.

A detecção da variante ômicron, feita primeiramente na África do Sul, preocupa pela grande quantidade de mutações que aparecem juntas em uma mesma cepa. Com isso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) já a apontou como sendo de risco.

Inúmeros países, assim como a União Europeia, anunciaram rapidamente restrições de voos originários do sul do continente africano.