Topo

Esse conteúdo é antigo

Israel impõe novas restrições aos centros comerciais contra a covid-19

10.ago.2021 - Profissional de saúde realiza teste de covid-19 em homem em centro médico em Jerusalém Imagem: Hazem Bader/AFP

27/12/2021 15h02

Jerusalém, 27 dez (EFE).- Israel impõe, a partir desta segunda-feira, novas restrições a centros comerciais e lojas de departamento para conter a nova onda da covid-19 e a disseminação da variante ômicron, além de limitar as aulas presenciais em escolas secundárias com baixas taxas de imunização.

O novo regulamento, que estará em vigor por nove dias, limita a capacidade desses estabelecimentos de mais de 100 metros quadrados a uma pessoa a cada 15 metros quadrados, além de exigir a apresentação do "Passe Verde" na entrada, que prova que a pessoa foi vacinada ou se recuperou da covid-19 nos últimos seis meses.

Para os não vacinados, o regulamento do "Passe Verde" exige que tenha apresentado PCR negativo nas últimas 72 horas, algo que provocou queixas dos proprietários destes estabelecimentos, que consideram que isso vai desencorajar o fluxo de clientes.

Só é possível entrar em lojas, mercados ou supermercados que artigos de primeira necessidade, como alimentos, produtos de higiene e remédios, onde a capacidade é limitada a uma pessoa por cada sete metros quadrados, serão autorizados a entrar sem mostrar o "Passe Verde".

O governo israelense também aprovou novas restrições para o sistema de ensino médio - entre 12 e 17 anos -, de forma que nas zonas consideradas vermelhas, onde menos de 70% dos alunos são vacinados, haja um regresso ao ensino à distância a partir de casa.

No ensino fundamental, medidas serão impostas para reduzir o contato entre os alunos.

Após uma campanha rápida e bem-sucedida, o calendário de vacinação em Israel estagnou ao atingir menores, com uma taxa de imunização de 4% na faixa etária entre 5 e 11 anos e pouco mais da metade entre 12 e 17 anos.

Enquanto o país impõe novas restrições internas, ainda muito frouxas em comparação com outros países, mantém uma política de controle de fronteiras muito rigorosa, fechada aos estrangeiros durante quase toda a pandemia.

Após a reabertura ao turismo em 1º de novembro, menos de um mês depois, Israel mais uma vez se fechou para conter a entrada da variante ômicron, além de incluir cerca de 80 países na lista vermelha, para os quais seus cidadãos não estão autorizados a viajar.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Israel impõe novas restrições aos centros comerciais contra a covid-19 - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Últimas notícias