Topo

Esse conteúdo é antigo

Mujica aposta em "vento fresco" que Gabriel Boric levará ao Chile

01/02/2022 20h12

Montevidéu, 1 fev (EFE).- O ex-presidente do Uruguai José Mujica (2010-2015) aposta "no vento fresco" que o esquerdista Gabriel Boric, presidente eleito do Chile, trará para a política do país sul-americano.

A emissora de rádio uruguaia "M24" entrevistou o próximo presidente chileno, que tomará posse em 11 de março, e durante a conversa o colocou em contato, por videochamada, com Mujica, definido por Boric como uma "referência".

"Estamos conversando há algum tempo, já nos encontramos algumas vezes, e Pepe sabe que ele é uma referência para nós. Seu conselho foi bem ouvido: avance passo a passo para não perder o rumo, mas nunca pare de subir essas escadas", disse Boric.

Durante os cerca de 15 minutos que dividiram ao vivo, Mujica mostrou "confiança" na "capacidade" e no "vento fresco" de Boric, que, segundo ele, tem "uma visão mais aberta do mundo progressista".

O ex-presidente do Uruguai afirmou, ainda, que o Chile é um exemplo de grande diferença entre o "sucesso econômico", como mostram os números macroeconômicos, e as "terríveis dívidas sociais" que causaram uma onda de protestos nas ruas.

"Qual é o objetivo do crescimento econômico se a base da sociedade não for elevada e se a prosperidade não for compartilhada?", questionou Mujica.

Ele lamentou não poder comparecer à posse de Boric em Santiago, mas se colocou à disposição para aconselhá-lo.

"Tenho 86 anos de idade, quase 87, tenho um vento contra, e isso me corta. Eu amo a política, mas amo ainda mais a vida", afirmou Mujica.

O presidente eleito do Chile se definiu como "parte da semente" de Mujica e disse que procura aprender com as gerações anteriores "com a transferência dos fracassos em toda sua realidade, e não dos medos".

Aos 35 anos e com mais de 4,6 milhões de votos (55,8%), Boric tornou-se, em 19 de dezembro de 2021, o mais jovem e mais votado presidente eleito da história do Chile, vencendo o ultradireitista José Antonio Kast em segundo turno. EFE