Topo

Esse conteúdo é antigo

Moldávia registra chegada de 2 mil refugiados da Ucrânia após invasão

24/02/2022 14h42

Moscou, 24 fev (EFE).- A ministra do Interior da Moldávia, Anda Revenko, anunciou nesta quinta-feira que cerca de 2 mil refugiados cruzaram a fronteira do país com a Ucrânia, após o início de uma operação militar no país vizinho.

Até o momento, registramos cerca de 1,9 mil ucranianos que cruzaram a fronteira com a Moldávia. Incluindo, famílias inteiras. Cinco pessoas pediram asilo", informou a integrante do governo, em entrevista coletiva, segundo publica a agência russa de notícias "TASS".

A ministra do Interior explicou que as autoridades moldavas estão trabalhando em estado de alerta, além de garantiu que, ainda hoje, acontecerá uma reunião para discutir as ações durante a crise no Leste Europeu.

A presidente da Moldávia, Maia Sandu, garantiu que o país resolverá a situação dos refugiados, e confirmou o aumento de um fluxo migratório nas passagens fronteiriças com a Ucrânia.

"Ajudaremos as pessoas que precisam de nossa ajuda. Neste momento, estamos dispostos a receber dezenas de milhares de pessoas", explicou a chefe de governo.

O fluxo de refugiados ucranianos começou após o início da operação militar ordenada nesta quinta-feira pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin, com a justificativa de proteger a população russa nos territórios controlados desde 2014 pelas milícias apoiadas por Moscou em regiões separatistas no leste da Ucrânia. EFE