Topo

Esse conteúdo é antigo

Número de refugiados ucranianos chega a 2,15 milhões, diz Acnur

09/03/2022 14h13

Genebra, 9 mar (EFE).- O número de refugiados que fugiram da Ucrânia após quase duas semanas de ataques russos chegou a 2,15 milhões, de acordo com estatísticas atualizadas diariamente pela Agência da ONU para Refugiados (Acnur).

Mais da metade desses refugiados está na vizinha Polônia, cujas fronteiras foram atravessadas por quase 1,3 milhão de ucranianos, enquanto outros 203 mil fugiram para a Hungria, 153 mil para a Eslováquia, quase 100 mil para a Rússia, 85 mil para a Romênia e 82 mil para a Moldávia.

"Chegam em estado de choque e muito impactados pela violência e as longas viagens que os levaram a alcançar a segurança", disse o alto comissário das Nações Unidas para Refugiados Filippo Grandi, que recentemente visitou Polônia, Romênia e Moldávia, em um comunicado.

"Tragicamente, se a guerra não parar, muito mais famílias serão cruelmente divididas", enfatizou ele, que no início do conflito estimou que até 4 milhões de ucranianos podem fugir para outros países, e outro grande número se deslocaria internamente para outras cidades.

Grandi elogiou a resposta europeia à crise dos refugiados, a pior do continente desde a Segunda Guerra Mundial, embora as guerras na Iugoslávia nos anos 90, juntas, tenham produzido um êxodo de cerca de 2,4 milhões de refugiados.

"É imperativo que a comunidade internacional continue a apoiar esta resposta de refugiados e a ajudar as comunidades anfitriãs, particularmente na Moldávia", disse o alto comissário. EFE