Topo

Esse conteúdo é antigo

Biden chega a Bruxelas para participar amanhã de cúpulas sobre a Ucrânia

23/03/2022 21h12

Bruxelas, 23 mar (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, chegou nesta quarta-feira a Bruxelas, onde amanhã participará de três cúpulas para fortalecer a resposta aliada à invasão russa da Ucrânia.

Biden desembarcou no aeroporto da capital belga às 21h04 (horário local, 17h04 de Brasília) e assim iniciou sua terceira viagem à Europa em menos de um ano, que dessa vez o levará também à Polônia na sexta-feira, o país mais afetado pela crise de refugiados decorrente da guerra na Ucrânia.

Ao chegar, o presidente americano falou rapidamente com o primeiro-ministro belga, Alexander De Croo, e os três embaixadores dos EUA baseados em Bruxelas, antes de seguir para seu hotel.

Nesta quinta-feira, Biden participará da cúpula extraordinária dos líderes da Otan e também das posteriores da União Europeia (UE) e do G7, que visam consolidar as posições dos Estados Unidos e seus aliados diante da invasão iniciada pelo presidente russo, Vladimir Putin.

Em coordenação com seus aliados europeus, Biden anunciará sanções a oligarcas e políticos russos nesta quinta-feira e estabelecerá com o G7 uma iniciativa para coordenar a implementação de todas as restrições impostas a Moscou e impedir qualquer tentativa de contorná-las, segundo informou a Casa Branca.

As novas sanções atingirão, entre outros, mais de 300 membros da Duma, a câmara baixa do parlamento russo, segundo informou o "Wall Street Journal".

O presidente americano também planeja prometer mais ajuda humanitária à Ucrânia e fará um anúncio com seus aliados europeus na sexta-feira sobre como fazer com que a Europa reduza sua dependência do gás russo.

"Os Estados Unidos vão procurar maneiras de aumentar o fornecimento de gás natural liquefeito para a Europa, não apenas em questão de anos, mas também em questão de meses", disse hoje o assessor de Segurança Nacional, Jake Sullivan, em conversa com repórteres a bordo do Air Force One.

Após sair de Bruxelas, Biden viajará para a Polônia na sexta-feira com uma agenda que ainda não está clara, provocando especulações, não confirmadas pela Casa Branca, de que pode se dirigir à fronteira ucraniana e se encontrar com refugiados.

Sullivan antecipou na terça-feira que o presidente se reunirá com "tropas dos EUA que estão ajudando a defender o território da Otan", bem como "especialistas envolvidos na resposta humanitária".

No sábado, antes de voar de volta a Washington, Biden se reunirá em Varsóvia com seu homólogo polonês, Andrzej Duda, e fará um discurso sobre "os esforços unidos do mundo livre para defender o povo da Ucrânia" e promover "um mundo ancorado em princípios democráticos", segundo a Casa Branca. EFE