Topo

Esse conteúdo é antigo

Celular de Pedro Sánchez foi espionado pelo sistema Pegasus

02/05/2022 13h57

Madri, 2 mai (EFE).- Os telefones celulares do presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez, e da ministra da Defesa do país, Margarita Robles, foram submetidos a escutas "ilícitas e externas" pelo sistema de ciberespionagem Pegasus, segundo dois boletins técnicos do Centro Criptológico Nacional.

O Executivo espanhol informou nesta segunda-feira sobre estes grampos em uma entrevista coletiva conjunta que teve a presença da porta-voz do gabinete, Isabel Rodríguez, e do ministro da Presidência, Félix Bolaños.

O caso vem à tona em meio a uma crise política, em que, supostamente, diversas lideranças políticas independentistas da Catalunha e País Basco foram submetidas a espionagem realizada pelo Estado, também com o Pegasus.

Bolaños explicou que, segundo os boletins do Centro Criptológico Nacional, houve invasões no celular de Sánchez em maio de 2021, e de Robles no mês seguintes, sem que haja provas de alguma posterior.

A espionagem foi comprovada durante uma investigação que ainda está em andamento e que fará com que todos os integrantes do governo espanhol sejam averiguados.

"Estes são fatos comprovados e extremamente graves, que confirmam que houve invasões em áreas fora das instituições estatais e fora da lei", disse o ministro da Presidência.

O governo indicou que colocou à disposição dos investigadores todas as informações que coletou e que irá fornecendo mais, à media que novos fatos surjam. EFE

bb-edr-bec-fc/bg

(foto) (vídeo)