Topo

Esse conteúdo é antigo

Rei emérito Juan Carlos volta à Espanha após quase 2 anos fora do país

19/05/2022 20h39

Vigo (Espanha), 19 mai (EFE).- O rei emérito Juan Carlos I desembarcou nesta quinta-feira no aeroporto de Vigo, no noroeste da Espanha, em um avião particular, após quase dois anos longe do país europeu.

Juan Carlos de Bourbon, de 84 anos, foi recebido por sua filha mais velha, a infanta Elena. Ele detém o título de rei emérito desde que abdicou em favor de seu filho, Felipe VI, em 2014. O ex-chefe de Estado espanhol voltou ao país natal pela primeira vez desde agosto de 2020, quando se mudou para Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.

A saída dele da Espanha aconteceu em meio a uma controvérsia pela divulgação de negócios irregulares no exterior que levou à abertura de três investigações do Ministério Público do Supremo Tribunal espanhol, que por fim as arquivou em março deste ano.

Após o encerramento dessas investigações, o rei emérito manifestou a intenção de visitar a Espanha, o que ocorreu nesta quinta-feira.

A visita do ex-chefe de Estado vai durar até a próxima segunda-feira, quando ele viajará para Madri, onde verá seu filho Felipe VI, a rainha Sofia e outros membros da família real espanhola no Palácio da Zarzuela, residência oficial do monarca. No mesmo dia, ele voltará aos Emirados Árabes.

Durante a permanência na Espanha, Juan Carlos vai assistir a regatas de vela - esporte do qual é grande fã e praticante há anos - na cidade de Sanxenxo, na região da Galícia. EFE