Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Número de refugiados durante guerra da Ucrânia é de 6,8 milhões, diz Acnur

Um menino refugiado da Ucrânia descansa em uma barraca depois de cruzar o posto de controle da fronteira entre a Moldávia e a Ucrânia, perto da cidade de Palanca - Nikolay Dooychinov/AFP
Um menino refugiado da Ucrânia descansa em uma barraca depois de cruzar o posto de controle da fronteira entre a Moldávia e a Ucrânia, perto da cidade de Palanca Imagem: Nikolay Dooychinov/AFP

31/05/2022 16h05Atualizada em 31/05/2022 16h40

Genebra (Suíça), 31 maio (EFE).- O Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (Acnur) anunciou nesta terça-feira que 6,8 milhões de pessoas deixaram a Ucrânia desde o início da invasão russa, em 24 de fevereiro deste ano.

De acordo com a agência das Nações Unidas, a maioria desse grupo é formada por mulheres, crianças e idosos.

Os refugiados se juntam a outros 8 milhões de deslocados internos no território ucraniano. Assim, 15 milhões de pessoas precisaram deixar suas casas, o que representa um terço da população local.

A Acnur ainda informou que 2,2 milhões de pessoas voltaram para a Ucrânia desde o início da invasão, no entanto, muitos casos são de pessoas que fizeram viagens de ida e volta, várias delas, para visitar familiares ou comprovar o estado das propriedades.

Segundo a agência, esse número não significa um fluxo estável de retornos de refugiados à antiga república soviética.

A Ucrânia é o país que mais acolheu ucranianos desde o início da invasão, em um total de 3,6 milhões de pessoas. Em seguida está a Romênia, com 1 milhão, seguida pela Rússia, com 970 mil.

As saídas do território ucraniano reduziram nas últimas semanas, e estão sendo muito menores do que as massivas ondas de refugiados de fevereiro e março, no entanto, cerca de milhares de pessoas continuam partindo do país.

Essa, segundo a própria Acnur, é a maior crise de refugiados que a Europa atravessa desde o fim da Segunda Guerra Mundial, que ocorreu de 1939 a 1945.