Topo

Esse conteúdo é antigo

Trump e filhos são chamados para depor em Nova York em julho

08/06/2022 20h54

Nova York, 8 jun (EFE).- O ex-presidente dos EUA Donald Trump e dois dos seus filhos, Ivanka e Donald Trump Jr, foram intimados a depor pela Procuradora Geral do Estado de Nova York, Letitia James, em 15 de julho, de acordo com um documento da Suprema Corte de Nova York divulgado nesta quarta-feira.

No entanto, o documento declara que o comparecimento pode ser suspenso se um tribunal de apelações fizer um pedido até a próxima segunda-feira e apresentar toda a documentação necessária até 30 de junho.

A Procuradoria Geral tenta determinar civilmente se a empresa de Trump inflacionou o valor dos seus bens a fim de obter empréstimos bancários e, ao mesmo tempo, reduziu esse mesmo valor com a intenção de pagar menos impostos.

Enquanto isso, a Procuradoria do distrito de Manhattan abriu uma investigação criminal paralela. Há 15 dias, um juiz federal arquivou a ação judicial de Donald Trump contra James, que pretendia suspender as investigações da procuradora e vetar a sua participação em qualquer ação civil contra ele ou a sua empresa, com o fundamento de que as ações dela, que é democrata, eram politicamente motivadas.

Essa decisão da juíza Brenda K. Sannes foi a segunda derrota consecutiva para o ex-presidente. Dois dias antes, Trump e dois dos seus filhos perderam um recurso em outro tribunal ao tentarem evitar depor perante a Procuradoria no mesmo caso. EFE