Topo

Morte da princesa Diana completa 25 anos

31/08/2022 13h52

Redação Central, 30 ago (EFE).- A morte da princesa Diana, ocorrida em 31 de agosto de 1997 em um acidente de carro, em Paris, completa nesta quarta-feira 25 anos.

Confira algumas datas marcantes na vida de Lady Di:.

1º de julho de 1961.- Diana Frances Spencer nasce na mansão de Althorp Hall, no de Northamptonshire, no norte da Inglaterra, em uma família aristocrática inglesa. Seu pai era o 8º Conde Spencer.

1969.- Seus pais se divorciam, e ela fica sob tutela do pai.

1977.- Diana conhece príncipe Charles, seu futuro marido, durante uma caçada em Althorp.

29 de julho de 1981.- Diana e Charles casam-se na Catedral de Saint Paul (Londres).

21 de junho de 1982.- Nasce o primeiro filho do casal, William.

15 de setembro de 1984.- Nasce o segundo filho, Harry.

Março de 1991.- A imprensa londrina afirma que James Hewitt, professor de equitação de William e Harry, teria um caso amoroso com Diana.

24 de março de 1992.- Morre o pai de Diana.

16 de junho de 1992.- O livro "Diana: sua verdadeira história", do jornalista Andrew Morton, revela que ela tentou cometer suicídio várias vezes, e a relação próxima entre o príncipe Charles e Camilla Parker-Bowles aparece como um dos principais atritos entre o casal.

Agosto de 1992.- O jornal "The Sun" publica algumas fitas com uma conversa privada entre Diana e seu suposto amante, James Hewitt.

9 de dezembro de 1992.- O então primeiro-ministro conservador John Major anuncia no Parlamento a separação de Charles e Diana.

Abril 1993.- Diana reconhece em congresso médico ter sofrido de bulimia nervosa.

Junho de 1994.- O príncipe Charles revela em entrevista à televisão que cometeu adultério.

20 de novembro de 1995.- Diana reconhece em entrevista à rede "BBC" que foi infiel ao marido e que em várias ocasiões "fez mal a si mesma", sem entrar em detalhes.

12 de julho de 1996.- O Palácio de Buckingham informa que foram pactuadas as condições do divórcio, concluído no mês seguinte.

3 de novembro de 1996.- O jornal londrino "Sunday Mirror" publica que Diana está apaixonada pelo cirurgião de origem paquistanesa Hasnat Khan, a quem conheceu um ano antes e que quer se casar com ele.

Janeiro de 1997.- Diana lança em Angola uma campanha contra a proliferação de minas terrestres.

7 de agosto de 1997.- O jornal "The Mirror" revela que ela está em um relacionamento com o bilionário egípcio Dodi Al-Fayed, filho do dono da loja de departamentos Harrods e com quem passou alguns dias em um cruzeiro no Mediterrâneo.

31 de agosto de 1997.- Diana morre em Paris, em um acidente de trânsito no túnel da Ponte de l'Alma junto com Dodi Al-Fayed, quando vários fotógrafos de moto os seguiam. Inicialmente os paparazzi foram considerados culpados, e o Ministério Público de Paris abriu uma investigação para determinar a responsabilidade dos fotógrafos no acidente.

6 de setembro de 1997.- Diana é enterrada em Althorp depois de um grande funeral na Abadia de Westminster (Londres).

1998.- O pai de Dodi, Mohamed Al-Fayed, conduz uma investigação particular para procurar pistas sobre a possibilidade de uma conspiração para matar seu filho e a princesa.

1999.- Investigações francesas apuram que a morte de Diana se deveu a um acidente.

3 de junho de 2004.- Morre a mãe de Diana, Frances Ruth.

14 de dezembro de 2006.- A investigação britânica de três anos sobre sua morte conclui que houve um "trágico acidente", e não uma conspiração dos poderes do Estado e do duque de Edimburgo, como alegado por Mohamed Al Fayed.

1º de julho de 2007.- Grande show beneficente em Wembley (Londres) para marcar o 10º aniversário de morte de Diana, organizado por William e Harry e com a presença de Elton John e Duran Duran.

Agosto de 2017.- Por ocasião do 20º aniversário de morte de Diana, dois documentários com imagens inéditas relembram a vida da princesa: o primeiro com entrevistas feitas na década de 1990, e o segundo com reflexões de seus dois filhos. O mais novo, Harry, que tinha 12 anos quando a mãe morreu, demorou vários anos para falar em público sobre o trágico acontecimento que marcou a vida dele e a do irmão.

20 de maio de 2021.- Um relatório revela que a "BBC" usou práticas fraudulentas para conseguir uma polêmica entrevista com Diana em 1995. O ex-diretor desta emissora, Tony Hall, pediu desculpas dias depois ao príncipe William. EFE