Topo

Giro UOL traz os destaques da manhã desta sexta, 28/10, para você; ouça

Ligia Gauri

Do UOL, em São Paulo

28/10/2016 08h05

Serra envolvido na Lava Jato

Executivos da Odebrecht disseram em depoimento na Lava Jato que a empresa pagou R$ 23 milhões via caixa dois para a campanha presidencial de José Serra, atual chanceler, na eleição de 2010.

Eles ainda afirmaram que parte do dinheiro foi transferida por meio de uma conta na Suíça. O acerto foi feito com o ex-deputado federal Ronaldo Cezar Coelho (ex-PSDB e hoje no PSD), que fez parte da coordenação política da campanha do tucano. Procurado pela Folha, Serra disse que não vai falar sobre as acusações.

Leia mais

 

Corrida eleitoral

Pesquisa Ibope aponta que o senador Marcelo Crivella (PRB) tem 46% das intenções de voto na disputa pela Prefeitura do Rio de Janeiro, enquanto o deputado Marcelo Freixo (PSOL) registrou 29%. Considerando apenas as intenções de votos válidos, que excluem brancos e nulos, Crivella tem 61% contra 39% de Freixo.

Já para o segundo turno de Belo Horizonte, o Ibope aponta empate técnico. O candidato Alexandre Kalil (PHS) aparece com  39% das intenções de voto, à frente de João Leite (PSDB), que tem 36%. Só que, com a margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, existe igualdade.

Leia mais

 

Violência policial

Todos os dias, ao menos nove pessoas são mortas por policiais no país. Entre 2014 e 2015, o número de vítimas da violência policial cresceu 6,3% e atingiu 3.345 pessoas. Os dados são do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

A pesquisa também mostra que um policial é morto por dia durante o expediente ou fora dele. O número caiu 3,9% entre 2014 e 2015, com um total de 393 mortes. Para a socióloga Samira Bueno, diretora do fórum, falta no país uma “política de Estado que combata a violência”.

Leia mais

 

Parou, pagou

O STF (Supremo Tribunal federal) decidiu por 6 votos a 4 que o poder público deve cortar os salários de servidores em greve. A maioria dos ministros aceitou a decisão do relator Dias Toffoli.

Para ele, não deve haver descontos somente quando a paralisação for motivada por quebra do acordo de trabalho por parte do empregador, como no caso de atraso de pagamento dos salários, por exemplo. A tese do Supremo diz que a remuneração deve ser suspensa imediatamente após a decretação da greve.

Leia mais

 

Irregularidades na Rouanet

A Controladoria Geral da União apontou que dos 34,1 mil projetos inscritos no Ministério da Cultura desde a criação da Lei Rouanet, em 1991, ao menos 29,9 mil apresentam irregularidades, ou 87,7% do total.

Os problemas vão desde relacionamentos inidôneos entre proponentes, patrocinadores e fornecedores de projetos culturais a produtoras que funcionam como testas de ferro e demandam recursos da Rouanet sem manter funcionários registrados e em situação inativa na Receita Federal.

Leia mais

 

Ocupação estudantil

A Justiça Estadual no Paraná determinou a reintegração de posse imediata de 24 colégios estaduais ocupados por estudantes desde o começo do mês. Entre as unidades está o Colégio Estadual do Paraná, considerado símbolo das ocupações por se tratar do maior e mais tradicional colégio público do Estado.

A decisão atende ao pedido da PGE (Procuradoria Geral do Estado), que afirma que as ocupações são feitas de forma irregular pelos alunos.

Leia mais

 

Mais uma rodada

O Sport ficou um pouco mais longe da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Na noite de ontem, o time venceu a Ponte Preta por 1 a 0, com gol do atacante Rogério, e chegou a 40 pontos, cinco a mais que o Vitória, primeiro time do Z-4. A Ponte tem 46, na décima posição.

Hoje o Fluminense enfrenta o Vitória, às 19h30. O complemento da rodada acontece no sábado, com mais oito jogos. Você pode acompanhar o jogo ao vivo pelo aplicativo Placar UOL ou pelo site uol.com.br.

Leia mais

 

Estreias da semana

Já tem programa para o fim de semana? Se estiver a fim de ir ao cinema, as estreias dessa semana tem filmes para todos os gostos. O destaque é A Garota no Trem, baseado best-seler de Paula Hawkins, que traz a atriz Emily Blunt como protagonista.

O filme brasileiro Jonas mostra a história de um jovem que sequestra a filha da patroa durante o Carnaval. O longa traz os atores Jesuíta Barbosa e Laura Neiva. Para quem gosta de animação, essa semana também estreia Trolls, dos criadores de Shrek e Madagascar. Quer saber mais sobre os filmes em cartaz e a programação para o fim de semana? É só baixar o aplicativo Guia UOL no seu celular.


Leia mais