Topo

Comprova lança curso gratuito via WhatsApp que ensina a identificar boatos

30.mar.2022 - Os jornalistas Boris Casoy e Lilian Witte Fibe conduzem as aulas do curso do Comprova - Projeto Comprova
30.mar.2022 - Os jornalistas Boris Casoy e Lilian Witte Fibe conduzem as aulas do curso do Comprova Imagem: Projeto Comprova

Do UOL, em São Paulo

30/03/2022 14h49

O Projeto Comprova, coalizão de combate à desinformação da qual o UOL faz parte, lança hoje no Brasil a versão em português do MediaWise for Seniors — um programa de educação midiática desenvolvido para adultos, especialmente os maiores de 50 anos. O minicurso por WhatsApp foi criado para ajudar as pessoas nessa faixa etária a distinguir fatos de boatos e a lidar com a desinformação compartilhada nas redes sociais. O curso é gratuito e qualquer pessoa que tenha uma conta no WhatsApp pode se inscrever (saiba aqui como participar).

As inscrições podem ser feitas pelo site do Comprova ou em um único clique acessando este link e a qualquer momento, pelos próximos 12 meses. A partir da inscrição, e pelos 10 dias seguintes, os participantes receberão vídeos e mensagens de texto pelo aplicativo com instruções e técnicas simples para detectar conteúdos suspeitos e fazer verificações básicas. Essas lições diárias duram de 5 a 7 minutos.

As aulas são conduzidas pelos jornalistas Lillian Witte Fibe e Boris Casoy, embaixadores do programa no Brasil. O conteúdo foi produzido em conjunto pelo MediaWise e pelo Projeto Comprova e é distribuído por WhatsApp a partir da plataforma Arist. Nos Estados Unidos, uma versão do curso foi conduzida por Christiane Amanpour, âncora da CNN Internacional, e Joan Lunden, ex-apresentadora do Good Morning America, da rede ABC.

Com o slogan "Não passe vergonha nos grupos - Aprenda a identificar boatos nas redes", o minicurso ajudará esse público a entender como funcionam os algoritmos, como detectar golpes e teorias conspiratórias, ensinará a buscar fontes confiáveis e orientará os participantes sobre como falar com amigos e familiares para evitar a disseminação de conteúdos falsos e enganosos.

O Comprova é liderado pela Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) e reúne 40 veículos de mídia que trabalham colaborativamente para verificar desinformação. O projeto é financiado por Meta Journalism Project e Google News Initiative. A MediaWise é uma iniciativa de educação midiática digital da organização sem fins lucrativos Poynter Institute. O minicurso é apoiado pela Meta.

Mais detalhes sobre o programa estão disponíveis em projetocomprova.com.br/minicurso.