Topo

Nós Negros: O sistema de saúde cuida das mulheres negras?

iStock
Imagem: iStock

Do Núcleo de Diversidade

Colaboração para o UOL

08/11/2022 11h00

Esta é a versão online da newsletter Nós Negros enviada hoje (8). Quer receber antes o pacote completo, com a coluna principal e mais informações, no seu email, na semana que vem? Cadastre-se aqui.

***

Mulher negra, Elis, 38, passou anos até conseguir um diagnóstico sobre os problemas de saúde que afetaram sua vida pessoal e profissional. Ela se afastou do trabalho como advogada por falta de memória; desistiu do artesanato, uma das suas paixões, por coordenação motora debilitada; sentia dor na cabeça, fraqueza nas pernas e nos braços, fadiga, dificuldades na visão e espasmos musculares.

Em três anos, nenhum médico ouviu de fato todos os seus sintomas, e outros tentaram justificar o problema como algo psicológico, já que ela havia passado por um divórcio. "Nunca foi frescura, nunca foi histeria como já ouvi em tantos consultórios", diz.

A história de Elis é relatada pela médica de família e colunista de Ecoa Júlia Rocha, que, após uma escuta qualificada e alguns exames, a diagnosticou com esclerose múltipla. "Quando se é uma mulher negra, as chances de ser deslegitimada e invalidada ao compartilhar suas dores dentro de um consultório aumentam muito", explica a médica.

Estudos mostram que o racismo e a desigualdade social são barreiras que dificultam o acesso a tratamentos de qualidade e medicamentos, o que afeta diretamente as condições de saúde dos negros no Brasil. Implantada em 2009 com o intuito de combater o racismo institucional no SUS (Sistema Único de Saúde), por exemplo, a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra mostra que 11,9% dos negros já se sentiram discriminados em um serviço de saúde no país.

É preciso questionar os sistemas de saúde que permitem que algo assim aconteça. Ao redor do mundo a ciência já comprovou que a melhor porta de entrada para os sistemas públicos ou privados precisa ser a atenção primária e o trabalho da equipe multidisciplinar a qual o paciente deve se vincular
Júlia Rocha, médica e colunista de Ecoa

***

BUSCA DO HEXA... O técnico Tite divulgou a lista de convocados da seleção brasileira para a Copa do Mundo de 2022, no Qatar. Entre os nomes, Dani Alves, do Pumas (MEX); Danilo e Alex Sandro, da Juventus (ITA); Éder Militão, Rodrygo e Vivi Júnior, do Real Madrid (ESP); Casemiro e Fred, do Manchester United (ING); Fabinho, do Liverpool (ING) e Gabriel Jesus, do Arsenal (ING).

Vini Junior, do Real Madrid, domina a bola antes de jogo contra Manchester City. - 	AFP - 	AFP
Vini Junior, do Real Madrid, domina a bola antes de jogo contra Manchester City.
Imagem: AFP

MELHOR DO MUNDO... Com "Baile de Favela", Rebeca Andrade conquistou o ouro inédito para o Brasil no individual geral do Mundial de Ginástica Artística. Universa conta quais foram as medalhas da atleta ao longo da carreira.

PLENÁRIO LOTADO... O piloto britânico de Fórmula 1 Lewis Hamilton recebeu o título de cidadão honorário pela Câmara dos Deputados, nesta segunda (7). A homenagem foi sugerida no ano passado quando ele venceu o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, em São Paulo, e repetiu o gesto do brasileiro Ayrton Senna em 1991 dando uma volta adicional no autódromo com a bandeira nacional.

***

WAKANDA PARA SEMPRE... Sem Chadwick Boseman, Pantera Negra II traz desdobramentos da história do protagonista, o Rei T'Challa, e promete destacar as personagens femininas. Splash também traz os destaques dos lançamentos dos cinemas em novembro.

INOVANDO... Após a separação, Jojo Todynho "comemorou" o divórcio com uma festa de Halloween. Universa conversou com especialistas para entender se é saudável este tipo de atitude após um rompimento.

OCUPAR LUGARES... Rochelly Rangel venceu a terceira temporada do reality show de coquetelaria "Bar Aberto" e se tornou a segunda mulher trans do Brasil a vencer uma competição televisiva. A Splash, ela fala sobre trajetória, rejeição da família e faltas de oportunidade no mercado de trabalho.

ROUPA SEM GÊNERO... Estilista e expoente queer no mundo da moda, Issac Silva conta a Ecoa como rompeu com o sistema binário masculino x feminino no momento de criar suas peças.

***

DANDO A LETRA

A Fundação Zumbi dos Palmares viveu sob ataques sistemáticos de um governo de ultradireita. Ao assumir a Fundação, Sérgio Camargo pôs em prática a ideologia fascista do governo Bolsonaro. Suas ações violentas causaram indignação e denúncias de assédio moral, além de denúncias ao Ministério Público e à ONU por violações dos direitos humanos e da população negra
Jeferson Tenório, colunista do UOL Notícias

Jeferson Tenório - Carlos Macedo/ Divulgação - Carlos Macedo/ Divulgação
Jeferson Tenório
Imagem: Carlos Macedo/ Divulgação

Em Notícias, Jeferson Tenório avalia que a Fundação Zumbi dos Palmares precisa ter a atenção do novo governo e que a instituição deve ser reconstruída após gestão bolsonarista. E André Santana conta que movimentos negros querem o cineasta Joel Zito Araújo à frente da EBC (Empresa Brasil de Comunicação) no governo Lula.

Eu sou culpada de meus filhos não conseguirem ser de partido de direita. Eu enfiei esta brincadeira da militância na vida deles por muitos anos, já que não consegui levá-los a Disney, até que eles se foram a brincar por sua própria conta
Dona Jacira, colunista de Ecoa

Em Ecoa, Dona Jacira conta sobre como seus valores impactaram a criação dos seus filhos.

Em Esporte, Rodolfo Rodrigues fala sobre os jogadores da seleção brasileira e conta que 9 já participaram da Copa de 2018 e 3 estiveram na Copa de 2014.

Em VivaBem, Larissa Cassianoseis dicas para os homens satisfazerem suas parceiras no sexo.

***

PEGA A VISÃO

Saber mais sobre as nossas origens é algo libertador e nos permite ter uma consciência maior perante a nossa sociedade e do nosso dever. Depois de muitos anos estudando sobre a escravidão e entendendo como foi este processo, entendo o que é o Brasil hoje. Conhecimento e cultura fazem bem para termos uma sociedade mais tolerante
Mauro Silva, ex-jogador de futebol

Mauro Silva, volante da seleção brasileira de 1994 e vice-presidente da Federação Paulista de Futebol - Gsé Silva/UOL - Gsé Silva/UOL
Mauro Silva, volante da seleção brasileira de 1994 e vice-presidente da Federação Paulista de Futebol
Imagem: Gsé Silva/UOL

Mauro Silva, tetracampeão mundial em 1994, descobre no seu DNA origens ibéricas e africanas. Reportagem especial de Origens conta como o ex-jogador se surpreendeu ao abrir o exame DNA e descobrir que têm raízes na Espanha, onde jogou por muitos anos e onde construiu sua família.

O atual auxiliar técnico da seleção brasileira e ex-volante César Sampaio também participa da nova temporada de Origens. Em Ecoa, ele fala sobre o resultado do teste de DNA que revelou suas raízes na Nigéria e em Camarões.

***

SELO PLURAL

Papo Preto - Arte UOL - Arte UOL
Papo Preto
Imagem: Arte UOL

No novo episódio de Papo Preto, o professor e militante do movimento negro Juarez Xavier fala sobre a evolução da luta antirracista e o avanço das políticas de enfrentamento.