Topo

Pelé e Mbappé: Copa do Mundo exalta legado negro dentro e fora do campo

Franck Fife/AFP
Imagem: Franck Fife/AFP

Colaboração para o UOL, de São Paulo

20/12/2022 11h11

Esta é a versão online da newsletter Nós Negros enviada hoje (20). Quer receber antes o pacote completo, com a coluna principal e mais informações, no seu email, na semana que vem? Cadastre-se aqui.

***

Embora esteja fora dos gramados desde 1977, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, continua a movimentar as arquibancadas em Copas do Mundo. Internado desde novembro para monitorar um câncer, o ex-jogador da seleção brasileira, um dos maiores artilheiros da competição, foi alvo de inúmeras homenagens.

Jogador mais bem pago do mundo, aos 23 anos, o francês Kylian Sanmi Mbappé Lottin ainda procura deixar a sua marca no futebol. E isso já vem acontecendo. Com quatro gols em finais de Copa, Mbappé já bateu um recorde. Além disso, já deixou Pelé para trás com mais bolas na rede em uma Copa antes dos 24 anos. Com o feito, o craque francês tem sido colocado na mesma frase que Pelé com frequência pela imprensa do mundo inteiro.

Com marcos tão parecidos, Pelé e Mbappé trocam figurinhas constantemente. No domingo (18), após a grande final da Copa do Qatar, em que a Argentina ganhou nos pênaltis da França, Pelé elogiou em suas redes sociais o desempenho do argentino Lionel Messi e de Mbappé:

Hoje o futebol continuou a narrar a sua história, como sempre, de forma apaixonante. Messi vencendo sua primeira Copa do Mundo, como era merecido por sua trajetória. Meu querido amigo, Mbappé, marcando quatro gols em uma final
Pelé, ex-jogador da seleção brasileira

De manifestações políticas pró - Palestina à braçadeira LGTQIA+ proibida no Qatar, esta edição da Copa do Mundo trouxe várias reflexões. Ecoa preparou um especial com o "Legadão da Copa", que vale a pena conferir!

***

FOFURA... Um dos bebês mais esperados do ano deu as caras. Rihanna mostrou, pela primeira vez, o rosto de seu filho com o rapper A$AP Rocky em um vídeo no TikTok. Vale o clique para ver o menino caindo na risada.

FÃ OU HATER?... Após ser elogiada como comentarista no programa Central da Copa, da Globo, Jojo Todynho fez um discurso inspirado na cantora Anitta, citando a artista como "amiga". A declaração surpreendeu os internautas, pois elas deixaram de se falar em 2021 após uma briga.

***

DANDO A LETRA

A vitória encerrou um jejum de títulos das seleções sul-americanas, que já durava 20 anos, desde a conquista do penta, do Brasil, em 2002, na Copa realizada no Japão e na Coreia do Sul
Rodolfo Rodrigues, colunista do UOL

Em Esporte, Rodolfo Rodrigues destaca a o tricampeonato da Argentina na Copa do Mundo.

Para Kleber [Lucas], a gestão de Bolsonaro usou o gabinete de presidente como se fosse um púlpito e tratou cada Igreja como se fosse um palanque político
Chico Alves, colunista do UOL

Em Notícias, Chico Alves entrevista uma das maiores estrelas do canto evangélico, o cantor gospel Kleber Lucas, que recentemente lançou um dueto com Caetano Veloso e apoiou a campanha de Lula nas eleições.

Jeferson Tenório repercute o choro de Jair Bolsonaro em evento militar, que segundo aliados, "marca o reconhecimento da derrota".

Em Ecoa, Dona Jacira traz um relato afetuoso sobre a chuva, com as goteiras pingando no teto de casa e os ovos oferecidos à Santa Clara.

***

PEGA A VISÃO

A Julia veio para me tirar do buraco que eu estava. Ela é um presente de Deus. [...] "Vamos, Julia, fazer uma cartinha para o Papai Noel?
Marisete Alves Silva, lactarista

Marisete Alves Silva, lactarista - Gsé Silva/UOL - Gsé Silva/UOL
Marisete Alves Silva, lactarista
Imagem: Gsé Silva/UOL

Em 2013, a lactarista Marisete Alves Silva, não tinha dinheiro para o presente mais aguardado da filha, Júlia Vitória: uma bicicleta. Na tentativa de realizar o sonho da menina, recorreram ao "Papai Noel dos Correios", uma das campanhas de natal mais tradicionais do país, que há 33 anos faz a intermediação de cartas entre "afilhadas", pessoas que pedem presentes, e "madrinhas", pessoas dispostas a doar. Quase 10 anos depois, agora com 17 anos, Júlia é madrinha do projeto e retribui o presente.

A Julia veio para me tirar do buraco que eu estava. Ela é um presente de Deus. [...] "Vamos, Julia, fazer uma cartinha para o Papai Noel?
Marisete Alves Silva, lactarista

***

SELO PLURAL

Papo Preto 2022 - Arte UOL - Arte UOL
Papo Preto 2022
Imagem: Arte UOL

No episódio #109 de Papo Preto, o clima da Copa do Mundo abre espaço para o tema do racismo no futebol. A podcaster Stela Diogo recebe Marcelo Carvalho, idealizador e diretor do Observatório do Racismo no Futebol, iniciativa que monitora e divulga casos de racismo, além de promover ações educativas.