Topo

Professores de universidades federais decidem encerrar greve após 69 dias

Imagem: Reprodução/X/@jornal_cultura

Carolina Juliano

24/06/2024 06h06

Esta é a versão online da newsletter Pra Começar o Dia. Quer receber antes o boletim e diretamente no seu email? Clique aqui. Assinantes UOL têm acesso à newsletter Para Começar a Semana, colunas, reportagens exclusivas e mais. Confira.

********

*Termina greve nas universidades e institutos federais. Em assembleia realizada na noite de ontem, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior informou que a maioria de suas instituições filiadas optou por acabar com a paralisação. Foram 33 votos a favor do encerramento do movimento e 22 contrários. Professores e servidores técnico-administrativos de institutos federais também resolveram aceitar a proposta do governo e voltar ao trabalho. As aulas, no entanto, só voltarão ao normal depois da assinatura dos termos de acordo com o governo federal, que deve ocorrer na próxima quarta-feira. Os servidores decidiram aceitar que o governo não ofereça reajuste salarial ainda neste ano. Saiba mais.

* Eduardo Paes anuncia desapropriação de terreno para estádio do Flamengo. O prefeito do Rio disse que a Prefeitura vai desapropriar o terreno privado na região do Gasômetro, na zona portuária, que pertence a um fundo de investimento e está sob gestão da Caixa. Paes, que é vascaíno, brincou que estava dando sua pior notícia como prefeito, e afirmou que todos os grandes clubes do Rio têm importância para a cidade, mas reconheceu a prioridade do Flamengo por ter a maior torcida do país. O Flamengo declarou que a decisão do prefeito "reconhece o interesse público envolvido", o clube acredita que pode erguer um estádio para 80 mil pessoas, nos moldes do Santiago Bernabéu, de Madri. Saiba mais.

* Ultradireita segue na frente e tem 35% das intenções de voto na França. Pesquisa divulgada ontem com as intenções de voto para as eleições convocadas para o próximo dia 30, com segundo turno dia 7, mostra que o partido Reunião Nacional, de Marine Le Pen, segue na liderança. A aliança de esquerda Nova Frente Popular está em segundo lugar, com 29,5% dos votos, e o grupo governista de centro do presidente Emmanuel Macron tem 19,5%. As eleições na França foram convocadas antecipadamente por Macron depois que a ultradireita venceu os governistas na eleição ao Parlamento Europeu no último dia 9. Leia mais.

* Israel eleva pressão contra EUA após 'queda dramática' no envio de armas. Benjamin Netanyahu defendeu ontem a sua decisão de tornar público o atraso dos Estados Unidos no envio de armas para a guerra contra o Hamas. Na terça passada, o primeiro-ministro israelense reclamou que os EUA estavam "retendo armas" e ontem ele voltou a tocar no assunto em uma reunião de gabinete. Ele disse que tornou público o caso porque as negociações sigilosas não avançaram. Os EUA dizem que os comentários de Netanyahu são "improdutivos" e "completamente falsos. Entenda.

* PL que regulamenta cassinos e bingos prevê volta do fumódromo. O texto que já foi aprovado pela CCJ do Senado tem trechos que permitem áreas reservadas para fumantes nos estabelecimentos, mas em 2011, a então presidente Dilma Rousseff sancionou um projeto de lei que proibiu o fumo em ambientes fechados em todo o país. O projeto que regulamenta os jogos ainda ainda precisa ser analisado pelo plenário do Senado, se aprovado, ele irá revogar um Decreto-Lei de 1946, que proíbe a exploração de jogos de azar em todo o território nacional. Saiba mais sobre a proposta.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Professores de universidades federais decidem encerrar greve após 69 dias - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Pra Começar o Dia