Topo

Paul Soros, magnata e irmão mais velho de George Soros, morre aos 87 anos

16/06/2013 10h52

NOVA YORK, 16 Jun (Reuters) - O magnata de transportes e filantropo Paul Soros, irmão mais velho do bilionário investidor George Soros, morreu no sábado aos 87 anos, segundo disse seu filho.

Paul Soros faleceu em sua casa de Nova York, disse seu filho Jeffrey Soros. O New York Times afirmou que Soros se tratava contra a doença de Parkinson, câncer, insuficiência renal e diabetes.

"Por meio de suas inovações em engenharia, filantropia e relações pessoais, ele impactou profundamente muitas vidas", disse Jeffrey Soros em um comunicado.

Soros nasceu na Hungria em 1926, de acordo com a Fundação Paul e Daisy Soros para Novos Americanos, uma organização filantrópica de 50 milhões dólares que fundou com sua esposa para ajudar novos imigrantes nos Estados Unidos.

Ele estudou engenharia mecânica em Budapeste e desertou da Hungria em 1948, quando o país estava sob o regime comunista. Soros mais tarde encontrou o seu caminho para os Estados Unidos.

Em 1956, ele fundou Soros Associates, que se tornaria uma empresa de engenharia de renome internacional, que trouxe mudanças para a indústria de transporte a granel e construiu portos e terminais offshore em dezenas de países, segundo o site da fundação.

Soros escreveu dezenas de artigos técnicos e realizou uma série de patentes no manuseio de materiais e tecnologia offshore, de acordo com a fundação.

Mais tarde na vida, Soros trabalhou com o irmão mais novo George, investindo em empresas de mineração e indústria, de acordo com "Gigantes de Poly", uma homenagem biográfica publicada pelo Instituto Politécnico da Universidade de Nova York, onde Paul Soros fez um mestrado em engenharia no início de 1950.

(Por Chris Francescani)