Incêndio próximo de Yosemite ameaça abastecimento de água de San Francisco
Por Laila Kearney
SAN FRANCISCO, 24 Ago (Reuters) - Bombeiros lutavam para controlar um incêndio veloz à beira do Parque Nacional de Yosemite que está ameaçando o fornecimento de energia e abastecimento de água de San Francisco a cerca de 322 quilômetros ao oeste.
O chamado Incêndio Rim, que atingia uma área de pouco mais de 50.585 hectares no início deste sábado, continuou crescendo, sendo que o terreno dificultava os esforços de contenção.
"Estamos fazendo progressos, mas, infelizmente, o terreno íngreme definitivamente tem colocado um grande desafio", disse Daniel Berlant, um porta-voz do Departamento de Engenharia Florestal e de Proteção contra Incêndios da Califórnia.
"Hoje nós estamos continuando a ver o tempo quente que poderia permitir que o fogo continue a crescer muito rapidamente, conforme ocorreu ao longo dos últimos dias", disse Berlant.
O governador da Califórnia, Jerry Brown, declarou estado de emergência na sexta-feira, alertando que o fogo tinha danificado a infraestrutura elétrica que serve a cidade, obrigando a desligar linhas de transmissão.
Não houve relatos de blecautes em San Francisco.
Ashley Taylor, um porta-voz do Serviço Florestal dos EUA, disse que a umidade alta e esforços de combate a incêndios durante a noite ajudaram.
O reservatório Hetch Hetchy fornece água para 2,6 milhões de clientes na área de San Francisco, e Brown, em sua declaração, disse que o abastecimento de água da cidade pode ser afetado se o fogo afetar o reservatório.
Na sexta-feira, o fogo estava cerca de 6,4 km a oeste do reservatório e cerca de 32 km de Yosemite Valley, principal centro turístico do parque.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.