Topo

Líder rebelde curdo na Turquia pede congresso por desarmamento

28/02/2015 16h58

ISTAMBUL (Reuters) - O líder militante curdo Abdullah Ocalan pediu a seus seguidores que tomem a decisão "histórica" de baixar suas armas, de acordo com um comunicado nesta sábado, um passo crucial nos esforços da Turquia para acabar com a insurgência de 30 anos de rebeldes curdos.

O presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, comemorou o pedido, mas alertou os rebeldes falharam em cumprir promessas anteriores.

Sirri Sureyya Onder, lesgislador do Partido Democrata do Povo, pró-curdo, leu o comunicado de Ocalan pedindo ao Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) que participe de um congresso sobre desarmamento nos meses da primavera.

"Convido o PKK a participar de um congresso extraordinário nos meses da primavera para tomar a decisão estratégica e histórica de abandonar a luta armada", disse Onder, citando Ocalan, com quem uma delegação do Partido Democrata do Povo se reuniu nesta semana.

Onder falou ao vivo na televisão ao lado do vice-primeiro-ministro, Yalcin Akdogan, que afirmou que a medida na direção do desarmamento mostra que "uma importante fase no processo de resolução foi alcançada", após os dois lados terem se reunido rapidamente em Istambul.

(Por Ayla Jean Yackley)

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Líder rebelde curdo na Turquia pede congresso por desarmamento - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Últimas notícias