Líder da independência indiana, Gandhi ganha estátua em Londres
O Reino Unido vai inaugurar, no sábado (14), uma estátua em homenagem ao líder da independência da Índia Mahatma Gandhi localizada na prestigiosa praça do Parlamento, em Londres, uma área repleta de monumentos em homenagens a homens que defenderam o império britânico que Gandhi lutou para derrubar.
Em uma virada irônica, a imagem de Gandhi ficará posicionada perto da do ex-premiê britânico Wiston Churchill, um homem que se esforçou para impedir a independência da Índia e desprezava Gandhi, assim como tudo aquilo que o líder indiano defendia.
Ficou célebre a declaração em que Churchill chamou Gandhi de "um subversivo advogado de Middle Temple que agora posa como um faquir de um tipo muito conhecido no Oriente".
Mas quase sete décadas após a Índia ter conquistado a independência do Reino Unido em 1947, em grande medida devido à campanha pacífica de desobediência civil promovida por Gandhi, as relações entre os dois países encontram-se fortalecidas, com ambas as nações empenhadas em impulsionar os laços econômicos.
O premiê britânico, David Cameron, e o ministro das Finanças indiano, Arun Jaitley, vão inaugurar a estátua, do lado oposto ao Parlamento, para marcar o centenário do retorno de Gandhi à Índia para dar início à luta pela independência.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.