Topo

Índia terá trem-bala do Japão, aprofunda laços de defesa e nucleares

12/12/2015 15h59

Por Nidhi Verma

NOVA DÉLHI (Reuters) - O Japão vai fornecer 1,2 bilhão de dólares de empréstimos em condições favoráveis ​​para construir o primeiro trem-bala da Índia, os dois países anunciaram durante visita do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, que também defendeu laços mais profundos e um plano de cooperação nuclear civil.

As relações têm crescido entre a segunda e terceira maiores economias da Ásia com Abe e seu colega indiano Narendra Modi tentando minar a ascensão chinesa como potência dominante.

Em acordos de defesa anunciados neste sábado, os dois países vão compartilhar tecnologia, equipamentos e informação militar, mas a venda há muito aguardada de aviões japoneses em um negócio de cerca de 1,1 bilhão de dólares continuam sem conclusão.

Índia e Japão têm vindo a negociar um acordo de energia nuclear desde que aliado do Japão, Estados Unidos, abriu o caminho para o comércio nuclear com a Índia, apesar de seu programa de bomba atômica e ostracismo do Tratado de Não-Proliferação global (TNP).

Um acordo final com o Japão também beneficiaria empresas dos EUA. A Índia já deu terrenos para usinas nucleares da GE-Hitachi, aliança entre os EUA e as empresas japonesas - e da Toshiba Westinghouse Electric Company.