Rússia diz que irá estender pausa em ataques aéreos em Aleppo
Por Andrew Osborn e Lisa Barrington
MOSCOU/BEIRUTE (Reuters) - A Rússia informou nesta terça-feira que irá estender uma pausa em ataques aéreos na cidade síria de Aleppo para um nono dia, mas um grupo monitor e uma autoridade da defesa civil disseram que partes tomadas por rebeldes na cidade dividida foram atingidas nos dias recentes.
O porta-voz do Ministério da Defesa, o major-general Igor Konashenkov, disse que aviões russos e sírios não se aproximaram, muito menos bombardearam, da cidade devastada deste terça-feira da semana passada, quando a Rússia suspendeu ataques aéreos antes de uma cessação de hostilidades.
A pausa de ataques aéreos estava sendo estendida, disse Sergei Rudskoi, autoridade do Ministério da Defesa, separadamente nesta terça-feira, sem especificar por quanto tempo.
Rudskoi disse que isto significa que aviões russos e sírios continuarão fora de uma zona de 10 quilômetros de Aleppo.
Mas o Observatório Sírio para Direitos Humanos relatou que ataques aéreos foram retomados desde que o intervalo no confronto terminou no sábado, focando em grandes frontes, incluindo o sudoeste da cidade. Não houve mortes de civis por ataques aéreos dentro do leste de Aleppo, no entanto, relatou o grupo monitor.
Ibrahim Abu al-Laith, autoridade da Defesa Civil no leste de Aleppo, também disse que ataques aéreos e bombardeios atingiram a metade rebelde da cidade, próximo a frontes, na semana passada.
"Houve bombardeios... e houve aviões, a cidade foi atingida por diversos ataques", disse.
A Rússia tem sido o aliado mais poderoso do governo sírio contra rebeldes em uma guerra civil que entra em seu sexto ano.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.