Máfia de ingressos na Rio-2016: irlandês tem fiança fixada em R$ 1,5 milhão

  • AFP PHOTO / Jack GUEZ

    Patrick Hickey, irlandês preso por envolvimento com máfia de ingressos da Rio-2016

    Patrick Hickey, irlandês preso por envolvimento com máfia de ingressos da Rio-2016

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Justiça do Rio de Janeiro determinou nesta quarta-feira a devolução do passaporte do ex-presidente do Comitê Olímpico da Irlanda Patrick Hickey, permitindo a saída do dirigente do país sob fiança de 1,5 milhão de reais, após a prisão durante os Jogos Rio 2016 por suposto envolvimento em esquema de venda ilegal de ingressos.

De acordo com a decisão da juíza Juliana Leal de Melo, do Juizado Especial do Torcedor e dos Grandes Eventos, Hickey terá que cumprir com todas as futuras intimações do processo.

"Assim, certificado o pagamento da fiança, ora fixada, bem como prestado o compromisso de cooperação com a Justiça pelo réu, autorizo a liberação do passaporte do mesmo, bem como que o réu deixe o país para tratar de sua saúde", determinou a juíza.

O advogado de Hickey no caso, Allan Caetano, disse que o irlandês voltará à Europa para dar sequência a um tratamento de saúde.

"A juíza autorizou a volta dele à Europa, mas a devolução do passaporte fica condicionada", disse Caetano à Reuters. "Ele está buscando atender a decisão da juíza e reunir os recursos necessários. Ele precisa voltar ao país dele para cuidar da saúde".

Hickey era presidente do Comitê Olímpico da Irlanda e fazia parte da cúpula do Comitê Olímpico Internacional (COI) quando foi preso pela polícia do Rio em um hotel de luxo da cidade no dia 17 de agosto, durante a Olimpíada.

A Justiça do Rio revogou a prisão do dirigente em 29 de agosto, mas o passaporte permanecia retido. O irlandês foi indiciado por crime contra o torcedor, formação de quadrilha e marketing de emboscada.

Em outubro, a defesa do irlandês solicitou a devolução do passaporte do dirigente irlandês.

(Por Rodrigo Viga Gaier)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos