BNDES pagará ainda em 2016 ao Tesouro todo o empréstimo de R$100 bi
SÃO PAULO (Reuters) - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) informou nesta quarta-feira que pagará todo o montante de 100 bilhões de reais que recebeu do Tesouro Nacional.
O pagamento estava previsto inicialmente para ser devolvido em três parcelas anuais, sendo 40 bilhões neste ano e outras duas parcelas anuais de 30 bilhões de reais em 2017 e 2018, respectivamente.
A devolução dos 100 bilhões foi considerada legal, em julgamento do plenário do Tribunal de Contas da União (TCU) nesta quarta-feira, diz o comunicado conjunto do BNDES com o Tesouro.
Segundo cálculos do Tesouro Nacional, o impacto positivo da medida será equivalente a 2,2 por cento do PIB. De acordo com o documento, a antecipação do pagamento representa uma redução dos custos com subsídios implícitos de aproximadamente 37,3 bilhões a valor presente nos próximos 35 anos. Assim, a redução total na dívida bruta do governo será de 137,3 bilhões de reais.
(Por Aluísio Alves)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.