Romário pede indiciamento de Del Nero, Teixeira e Marin na CPI do Futebol

(Reuters) - O senador Romário (PSB-RJ), presidente da CPI do Futebol, pediu nesta quarta-feira o indiciamento do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Marco Polo del Nero, e dos ex-presidentes da entidade Ricardo Teixeira e José Maria Marin, entre outros, em um em relatório apresentado ao colegiado.

Após um ano e meio de investigação, Romário e o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) apresentaram um relatório paralelo ao do relator da comissão, senador Romero Jucá (PMDB-RR).

"De um lado, temos o relatório chapa-branca, que apenas traz sugestões genéricas e indolores. Do nosso lado... estão descritos com riqueza de detalhes diversos crimes e a forma como eles foram praticados pelos dirigentes da CBF, de Ricardo Teixeira a Marco Polo Del Nero, passando por José Maria Marin”, afirmou o senador Randolfe, segundo nota no site do ex-jogador Romário.

Os membros da CPI pediram vistas e a votação dos relatórios ficará para a próxima sessão deliberativa da comissão.

Além dos três dirigentes, o relatório de Romário pede o indiciamento de outras seis pessoas, incluindo os empresários Kleber Leite e José Hawilla.

A investigação da CPI começou em maio de 2015, depois de uma operação policial na Suíça que prendeu Marin e outros oito dirigentes de futebol acusados por autoridades dos Estados Unidos de conspiração e corrupção. Seis meses depois, outras 16 pessoas foram indiciadas na Justiça norte-americana.

Del Nero, que comanda a CBF desde abril do ano passado, foi um dos indiciados e também está sendo investigado pelo comitê de ética da Fifa. Ele deixou a Suíça poucas horas depois da operação e não viaja para fora do Brasil desde então.

Marin está atualmente sob prisão domiciliar em Nova York.

(Por Tatiana Ramil e Andrew Downie, em São Paulo)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos