Topo

Hollande deve tentar reeleição na França, diz membro do Partido Socialista

26/11/2016 11h34

Por Sudip e Kar-Gupta e e e Myriam e Rivet

PARIS (Reuters) - O presidente da França, François Hollande, deve disputar as eleições primárias para escolher o candidato do Partido Socialista para a eleição presidencial do ano que vem, disse um alto membro do partido neste sábado.

A taxa de popularidade de Hollande caiu até quatro por cento em uma pesquisa de opinião recente, e a especulação sobre se o impopular líder se candidatará novamente tem aumentado, enquanto a oposição de centro-direita realiza suas próprias primárias presidenciais.

O partido de centro-direita Republicains escolherá seu candidato no domingo, com o ex-primeiro-ministro François Fillon na liderança. As primárias do Partido Socialista ocorrerão em janeiro.

Claude Bartolone, proeminente membro do partido que lidera a Câmara dos Deputados da Assembleia Nacional da França, disse que quer a maior quantidade possível de candidatos na disputa do partido socialista.

Ele instou Hollande, o primeiro-ministro, Manuel Valls, e o ex-ministro da economia Emmanuel Macron a concorrer, afirmando que o partido se beneficiaria de um grande número de candidatos.

"Quero que Valls concorra nas primárias, e quero que Hollande concorra nas primárias", disse Bartolone a jornalistas ao chegar a um encontro político de esquerda no norte de Paris.

As primárias socialistas expuseram divisões no partido, com alguns dizendo a Hollande para não concorrer, enquanto outros têm sido mais discretos.

Espera-se que Hollande diga perto do fim da primeira semana de dezembro se pretende se candidatar à reeleição. Notícias da mídia disseram que Valls está considerando uma corrida presidencial se Hollande decidir não concorrer.

Hollande conseguiu um impulso nessa semana quando dados mostraram que o desemprego da França foi reduzido levemente em outubro, para uma mínima em dois anos.

No entanto, a economia francesa continua lenta e ataques de militantes islâmicos, incluindo um em Paris em novembro de 2015 que matou 130 pessoas, também têm afetado as taxas de aprovação de Hollande.

Pesquisas de opinião recentes mostram que os Socialistas serão derrotados na primeira rodada da eleição do ano que vem, enquanto os Republicains devem vencer a Frente Nacional, de extrema-direita, na votação final.