Topo

Toyota vai investir R$600 mi para ampliar fábrica de motores em São Paulo

29/11/2016 17h23

SÃO PAULO (Reuters) - A Toyota anunciou nesta terça-feira a ampliação de sua fábrica de motores em São Paulo, projeto que consumirá 600 milhões de reais em investimentos e que tornará a unidade apta a produzir propulsores para o sedã Corolla a partir de 2019.

Atualmente, a fábrica instalada em Porto Feliz (SP), primeira planta de motores da Toyota na América Latina e Caribe, produz propulsores para o compacto Etios, vendido na Argentina, Uruguai, Paraguai e Peru, além do Brasil.

A expansão vai agregar espaço para 66 mil motores adicionais por ano, elevando a capacidade da fábrica para 174 mil propulsores.

No acumulado de janeiro a outubro, as vendas do Corolla no país somam 53.755 unidades, segundo dados da associação de concessionários Fenabrave. O modelo é o quarto automóvel mais vendido do país este ano, atrás de Onix, da GM; HB20, da Hyundai; e Ka, da Ford.

Um ano antes, segundo a Fenabrave, as vendas do Corolla no país somavam no mesmo período 55.223 unidades, na décima posição do ranking de automóveis.

No começo deste mês, a Toyota informou que pretende vender 180 mil veículos no país em 2017, praticamente estável ante as 178 mil unidades esperadas para este ano.

(Por Alberto Alerigi Jr.)