Ações da Nokia caem por disputa de patentes da Apple

HELSINQUE/BELGRADO (Reuters) - As ações da Nokia caíram quase 5 por cento nesta quinta-feira em Helsinque, com analistas alertando que uma batalha legal com a Apple pode atrasar em anos os pagamentos de royalties vitais para escorar o lucro da empresa.

O contrato de licença de patentes da Nokia com a Apple expira no final do ano. Esta semana, ambos os lados moveram ações legais - com a Nokia acusando a Apple de violar algumas patentes de tecnologia e a Apple se queixando de cobranças em excesso - sugerindo que será difícil chegar a um novo acordo.

A Nokia apresentou novas queixas contra a Apple nesta quinta, dizendo que havia apresentado 40 processos de patentes em 11 países sobre tecnologias como telas, softwares e chipsets.

"A Nokia criou ou contribuiu com muitas das tecnologias fundamentais usadas nos dispositivos atuais, incluindo produtos da Apple. Após vários anos de negociação tentando chegar a um acordo para cobrir o uso destas patentes pela Apple, estamos tomando medidas para defender nossos direitos," disse o chefe do negócio de patentes da Nokia, Ilkka Rahnasto, em comunicado.

(Por Jussi Rosendahl, Eric Auchard e Tuomas Forsell)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos