Ações da Nokia caem por disputa de patentes da Apple
HELSINQUE/BELGRADO (Reuters) - As ações da Nokia caíram quase 5 por cento nesta quinta-feira em Helsinque, com analistas alertando que uma batalha legal com a Apple pode atrasar em anos os pagamentos de royalties vitais para escorar o lucro da empresa.
O contrato de licença de patentes da Nokia com a Apple expira no final do ano. Esta semana, ambos os lados moveram ações legais - com a Nokia acusando a Apple de violar algumas patentes de tecnologia e a Apple se queixando de cobranças em excesso - sugerindo que será difícil chegar a um novo acordo.
A Nokia apresentou novas queixas contra a Apple nesta quinta, dizendo que havia apresentado 40 processos de patentes em 11 países sobre tecnologias como telas, softwares e chipsets.
"A Nokia criou ou contribuiu com muitas das tecnologias fundamentais usadas nos dispositivos atuais, incluindo produtos da Apple. Após vários anos de negociação tentando chegar a um acordo para cobrir o uso destas patentes pela Apple, estamos tomando medidas para defender nossos direitos," disse o chefe do negócio de patentes da Nokia, Ilkka Rahnasto, em comunicado.
(Por Jussi Rosendahl, Eric Auchard e Tuomas Forsell)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.