Putin diz não questionar que Forças Armadas dos EUA são as mais poderosas do mundo

MOSCOU (Reuters) - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta sexta-feira que não questiona que as Forças Armadas dos Estados Unidos são as mais poderosas do mundo e que a declaração do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, sobre a necessidade de fortalecer o poderio nuclear de seu país é perfeitamente normal.

Na quinta-feira, Trump pediu uma expansão da capacidade nuclear dos EUA em um tuíte que alarmou especialistas em não-proliferação, segundo os quais um reforço no arsenal norte-americano poderia alimentar tensões globais.

Em uma coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira em Moscou, Putin disse ter ficado surpreso com a celeuma causada pela postagem de Trump e como ela foi ligada às suas próprias declarações sobre os planos da Rússia para modernizar seu próprio arsenal nuclear.

Ainda na quinta-feira, o líder russo disse que os militares de sua nação são "mais fortes do que qualquer agressor em potencial".

Nesta sexta-feira, Putin deixou claro que não vê Washington como tal.

"Fiquei um pouco surpreso com os comentários de alguns representantes do atual governo dos EUA, que por alguma razão começaram a provar que os militares dos Estados Unidos são os mais poderosos do mundo", afirmou Putin.

"Ninguém está discutindo isso".

Ele disse que a colocação de Trump sobre a reforma das forças nucleares norte-americanas não foi "nada de especial".

"Ele (Trump) falou sobre a necessidade de fortalecer o arsenal nuclear e as Forças Armadas dos EUA durante a campanha eleitoral", disse o russo.

(Por Katya Golubkova, Vladimir Soldatkin e Denis Pinchuk)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos