Homem-bomba em Camarões mata dois em ataque a mercado de Natal

YAOUNDE (Reuters) - Um homem-bomba no norte da cidade de Mora, em Camarões, matou um estudante e uma mulher em um ataque a um mercado cheio de consumidores de Natal, disse um auxiliar do governador da região do Extremo Norte neste domingo.

A bomba também matou o atacante e feriu outras cinco pessoas, segundo o auxiliar do governador Midjiyawa Bakary.

"O homem-bomba estava fingindo ser um pedinte e estava andando em direção ao mercado, que estava cheio por causa do Natal. Membros de um comitê de vigilância o viram antes que ele pudesse entrar no mercado", disse um soldado camaronês à Reuters.

"Ele foi parado e, em pânico, detonou seus explosivos. Se ele não tivesse sido notado, o número de mortos teria sido maior", disse ele.

Combatentes do Boko Haram mataram milhares em sua campanha de construção de um Estado Islâmico em sua base no norte da Nigéria e também lançaram ataques nos vizinhos Chade, Níger e Camarões. O grupo tem usado com frequência mulheres e crianças-bomba para atingir alvos.

Ataques semelhantes costumavam acontecer quase diariamente em Camarões, mas o International Crisis Group reportou este mês que a frequência caiu desde setembro, levando analistas a acreditarem que o Boko Haram está se enfraquecendo no país.

 

(Reportagem de Sylvain Andzongo)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos