Topo

Nova York revisa e adia novas regras de segurança digital para bancos após queixas da indústria

28/12/2016 16h34

(Reuters) - O regulador financeiro de Nova York disse nesta quarta-feira que está revisando uma proposta de regras de segurança digital para bancos e seguradoras que atuam no Estado para incorporar o feedback dado pelo setor, adiando a implementação em dois meses para 1º de março.

As regras do Departamento de Serviços Financeiros do Estado de Nova York estão sendo monitoradas de perto por empresas de serviços financeiros dos Estados Unidos porque seriam as primeiras do tipo a serem impostas por qualquer Estado ou agência federal.

Em uma audiência na semana passada com legisladores estaduais de Nova York, os representantes da indústria bancária e de seguros se queixaram de que as novas regras não distinguem entre pequenas e grandes instituições financeiras e podem entrar em conflito com a futura regulamentação do governo norte-americano.

O regulador de Nova York também recebeu mais de 150 cartas de comentários de bancos, seguradoras e outros em resposta ao seu plano de segurança cibernética proposto.

A agência disse em comunicado que considerou cuidadosamente incorporar algumas das sugestões na regulação proposta, que será finalizada após outra revisão de 30 dias pela indústria e pelo público.

"Os nova-iorquinos devem estar confiantes de que os bancos, companhias de seguros e outras instituições financeiras em que confiam estão tratando e estabelecendo os protocolos necessários para garantir a segurança e a privacidade de suas informações pessoais confidenciais", disse a superintendente de Serviços Financeiros, Maria Vullo, no comunicado.

"Esta proposta atualizada permite um período de tempo apropriado para que as entidades regulamentadas revisem a regra antes que ela se torne final e certifiquem-se de que seus sistemas podem efetiva e eficientemente enfrentar os riscos associados às ameaças cibernéticas", disse ela.

(Reportagem de Jim Finkle em Boston)