Topo

Minério de ferro atinge máxima na China com alta do aço

21/02/2017 09h56

MANILA/PEQUIM (Reuters) - Os contratos futuros de minério de ferro subiram mais de 5 por cento na China nesta terça-feira, para uma máxima histórica, sustentados pela disparada nos preços do aço e com investidores apostando em forte demanda e oferta mais apertada à medida que o governo busca combater o excesso de capacidade de produção siderúrgica.

Outras matérias-primas do aço, como carvão de coque e coque também ampliaram ganhos em meio a possíveis cortes de produção de carvão na China e após suspensão de importações de carvão da Coreia do Norte.

"O renascimento dos investimentos em infraestrutura está impulsionando a demanda por aço e, por consequência, por minério de ferro", disse o analista Wang Fei, do Hua'an Futures, em Hefei, no leste da China.

O contrato mais negociado do minério de ferro na bolsa de Dalian tocou máxima de 741,50 iuanes (108 dólares) por tonelada, maior valor desde que a bolsa lançou os contratos em outubro de 2013. O contrato fechou com alta de 3,8 por cento, a 732 iuanes.

O minério ferro com entrega imediata no porto de Qingdao, na China, subiu 2,7 por cento, para 94,86 dólares por tonelada, maior valor desde agosto de 2014, segundo o Metal Bulletin.

Já o vergalhão de aço negociado na bolsa de Xangai encerrou com alta de 1,7 por cento, a 3.575 iuanes por tonelada. Mais cedo, o contrato tocou 3.630 iuanes, maior patamar desde fevereiro de 2014.

(Por Meng Meng em Pequim e Manolo Serapio Jr. em Manila)