Topo

Inundação obriga centenas de moradores a abandonarem casas no norte da Califórnia

22/02/2017 11h13

Por Alex Dobuzinskis

(Reuters) - Enlameadas e chegando à altura da cintura, as águas de uma inundação varreram bairros situados às margens de um riacho inundado pela chuva em San Jose, cidade do norte da Califórnia, na terça-feira, levando as autoridades a emitirem ordens de retirada ou boletins para mais de mil lares, disseram funcionários da prefeitura.

A terceira maior cidade do Estado norte-americano, um polo do corredor do Vale do Silício situado ao sul de San Francisco, tem cerca de um milhão de moradores e declarou uma emergência depois que o riacho Coyote transbordou das margens depois de dias de chuvas intensas.

As águas repletas de detritos inundaram quarteirões inteiros, submergindo carros estacionados e avançando sobre as paredes de apartamentos e sobrados enquanto bombeiros em botes infláveis transportavam residentes ilhados a locais secos.

Cerca de 300 casas receberam ordem de esvaziamento na área baixa de Rock Springs, e funcionários da prefeitura pediram aos moradores de aproximadamente 200 moradias do bairro de Williams Street que deixem seus lares, disse o porta-voz da prefeitura, David Vossbrink.

Ao anoitecer, equipes de bombeiros começaram a ir de casa em casa aconselhando os moradores de três parques de trailers às margens do riacho, consistindo de cerca de 600 veículos, a procurarem locais mais elevados, disse Vossbrink, acrescentando que as águas continuam a subir.

Em uma entrevista coletiva realizada mais cedo nesta quarta-feira, o prefeito de San Jose, Sam Liccardo, reconheceu que as autoridades municipais deveriam ter agido com maior rapidez na retirada da área de Rock Springs, mas as mesmas autoridades não relataram feridos, mortos nem desaparecidos, segundo Vossbrink, que estimou que ao menos 300 residências foram danificadas pela inundação.