Topo

Estádio do Maracanã volta a ter energia após um mês com luz cortada

23/02/2017 19h19

RIO DE JANEIRO (Reuters) - Depois de quase um mês às escuras, o estádio do Maracanã, palco da final da Copa do Mundo de 2014 e do torneio de futebol da Rio 2016, está novamente iluminado, mas ainda sem um jogo oficial desde o ano passado, informou nesta quinta-feira a Light, distribuidora de energia do Rio de Janeiro.

A concessionária que administra a arena pagou as contas de luz atrasadas dos meses de novembro, dezembro e janeiro - no valor de cerca de 1,3 milhão de reais - para restabelecer a energia, cortada em 26 de janeiro.

A Light disse que ainda há um débito em aberto de 1,8 milhão de reais e que a dívida seria do comitê organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, relativa à época em que a arena esteve sob a administração do órgão.

"A empresa segue negociando com o Comitê Rio 2016 a quitação das contas de energia referentes ao período em que o estádio foi utilizado para realização dos Jogos", informou a Light em comunicado.

Desde o ano passado, a concessionária liderada pela Odebrecht negocia com o governo do RJ repassar a gestão do Maracanã para um outro grupo. Há dois potenciais interessados. Em meio ao impasse, o estádio ficou abandonado, com o gramado e arquibancadas sem manutenção.

A concessionária, que chegou a desistir da concessão e só reassumiu a arena por decisão da Justiça, afirma que o Comitê Rio 2016 deixou o Maracanã em condições piores do que aquelas na entrega da arena para os Jogos.

O Comitê Rio 2016 disse que a dívida com a Light existe, porém a distribuidora era parceira dos Jogos e ainda deve uma quantia superior aos 1,8 milhão de reais.

"O comitê não deve. Nós ainda temos cerca de 20 milhões a receber da Light, que era amiga dos Jogos. O que nós pretendemos fazer é um acerto de contas", disse à Reuters o diretor de comunicação do Comitê Rio 2016, Mario Andrada.

(Por Rodrigo Viga Gaier)