Topo

Com expectativas melhores, confiança de serviços no Brasil sobe em fevereiro pelo 2° mês, aponta FGV

24/02/2017 08h45

SÃO PAULO (Reuters) - A melhora das expectativas levou ao avanço do Índice de Confiança de Serviços (ICS) do Brasil pelo segundo mês seguido, de acordo com dados da Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgados nesta sexta-feira.

O ICS subiu 0,5 ponto e chegou a 80,9 pontos em fevereiro, retornando ao nível do início de 2015 diante de um ânimo melhor entre as empresas de serviços com a queda da inflação e da taxa básica de juros.

"O índice de confiança retorna ao nível do início de 2015, mas segue bastante apoiado nas expectativas, reforçando a ideia de uma transição lenta para uma fase de retomada do crescimento da atividade real do setor", explicou em nota o consultor do FGV/IBRE, Silvio Sales.

A FGV informou que o Índice de Expectativas (IE-S) subiu 1,9 ponto, para 88,5 pontos, a máxima desde outubro de 2014, com destaque para a demanda prevista.

Por outro lado o Índice de Situação Atual (ISA-S) caiu 0,8 ponto, para 73,5 pontos, após subir 4,7 pontos em janeiro, pressionado pelo indicador que avalia a percepção com a situação atual dos negócios.

O ano inicia com melhora da confiança depois de o setor de serviços ter encolhido 5 por cento em 2016, o pior resultado da série iniciada em 2012 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).[nL1N1G00DU]

Apesar disso, o Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) apontou que a entrada de novos negócios caiu em janeiro pelo terceiro mês seguido, mantendo o setor de serviços do Brasil em contração.[nL1N1FM0LX]

(Por Thaís Freitas)