Topo

Forças do Iraque avançam sobre primeiros bairros do oeste de Mosul

24/02/2017 09h14

Por Stephen Kalin e Isabel Coles

SUL DE MOSUL, Iraque (Reuters) - Forças de segurança do Iraque apoiadas pelos Estados Unidos avançaram ainda mais sobre a metade oeste de Mosul nesta sexta-feira, um dia depois de lançarem ataques em várias frentes rumo ao último bastião do Estado Islâmico na cidade.

Soldados haviam recapturado o aeroporto de Mosul na quinta-feira, um prêmio importante na batalha para pôr fim ao controle dos jihadistas em territórios iraquianos.

Também nesta sexta-feira, forças de contraterrorismo conseguiram dominar totalmente a base militar de Ghozlani, penetrando mais na direção de Tal al-Rumman e Al-Mamoun, bairros do sudoeste da cidade, disse um porta-voz militar.

A polícia federal e unidades de elite do Ministério do Interior conhecidas como Forças de Reação Rápida estão retirando bombas de estrada e armadilhas explosivas do aeroporto, deixadas por militantes do Estado Islâmico que recuaram de suas posições no local na quinta-feira.

As forças do governo do Iraque planejam consertar o aeroporto e usá-lo como uma base para expulsar os militantes dos bairros do oeste de Mosul, onde se acredita que cerca de 750 mil pessoas estão retidas.

As unidades governamentais repeliram os jihadistas do leste de Mosul no mês passado, mas o Estado Islâmico ainda mantém o setor oeste da localidade, dividido pelo rio Tigre.

"Nossas forças estão combatendo terroristas do Daesh (Estado Islâmico) em Tal al-Rumman e Al-Mamoun. Iremos eliminá-los logo e assumir o controle dos dois bairros", disse o porta-voz dos Serviços de Contraterrorismo (CTS, na sigla em inglês), Sabah al-Numan.

Os combatentes do Estado Islâmico usaram carros-bomba conduzidos por suicidas e drones (aeronaves não-tripuladas) munidos de bombas pequenas para impedir que as unidades do CTS progredissem ainda mais.

"Existe uma resistência aqui. Os drones estão particularmente incômodos hoje", disse o major-general Sami al-Aridi, comandante veterano do CTS, à Reuters na frente sudoeste de Mosul.

As Forças de Reação Rápida estão tentando avançar para além do aeroporto para romper as defesas dos extremistas nos arredores de bairros no extremo sul de Mosul.

"Agora estamos combatendo o Daesh no extremo sul da cidade. Estamos tentando romper as trincheiras que usaram como linha defensiva", relatou o coronel Falah al-Wabdan à Reuters.

Perder Mosul pode significar o fim da porção iraquiana do califado autodeclarado dos militantes no Iraque e na Síria.