Egito desenterra parte de barco do antigo faraó Quéops
CAIRO (Reuters) - Uma tábua de madeira possivelmente parte do barco de um antigo rei egípcio foi desenterrada próxima à Grande Pirâmide, em Gizé, disseram arqueólogos nesta quarta-feira.
Acredita-se que o barco, que é a segunda embarcação de tal tipo a ser encontrada no local, tenha sido construído para o faraó Quéops, que comandou o Egito durante a quarta dinastia, há mais de 4.500 anos.
Descoberto inicialmente na década de 1980, especialistas dizem que até o momento descobriram 700 pedaços do barco no local e agora acreditam que desenterraram a maioria das partes.
“Estamos celebrando a extração da maior tábua de madeira”, disse o principal supervisor do projeto, Mamdouh Taha, acrescentando que o pedaço de madeira tem 26 metros de comprimento.
Arqueólogos e especialistas em conservação extraíram a peça de um poço a quase três metros de profundidade e a levaram para um centro de conservação, localizado próximo ao local da descoberta.
Arqueólogos egípcios e japoneses estão trabalhando no projeto com objetivo de restaurar todas as peças do barco e exibi-las no Grande Museu Egípcio, que será aberto no ano que vem.
(Reportagem da Reuters TV)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.