Topo

Brasil repudia decisão de tribunal venezuelano e vê "rompimento da ordem constitucional"

Deputada da oposição Amelia Belisario entra em confronto com membros da Guarda Nacional durante protesto diante da Suprema Corte em Caracas - Juan Barreto/AFP
Deputada da oposição Amelia Belisario entra em confronto com membros da Guarda Nacional durante protesto diante da Suprema Corte em Caracas Imagem: Juan Barreto/AFP

Em Brasília

30/03/2017 17h36

O governo brasileiro repudiou nesta quinta-feira a decisão do Tribunal Supremo de Justiça da Venezuela de assumir as funções do Congresso, classificando a sentença de "claro rompimento da ordem constitucional".

"O pleno respeito ao princípio da independência dos Poderes é elemento essencial à democracia. As decisões do TSJ violam esse princípio e alimentam a radicalização política no país", disse o Ministério das Relações Exteriores brasileiro em comunicado.

Segundo o Itamaraty, "o diálogo efetivo e de boa fé" é a solução mais adequada para a restauração da normalidade na Venezuela.

"Destacamos que a responsabilidade primária de inverter o rumo da crise cabe hoje ao próprio governo venezuelano", acrescentou.