Naufrágio perto de ilha grega de Lesbos deixa ao menos 8 imigrantes mortos
ATENAS (Reuters) - Ao menos oito pessoas, incluindo uma criança, morreram afogadas quando um bote inflável que levava refugiados e imigrantes naufragou perto da ilha grega de Lesbos, informou a guarda costeira da Grécia nesta segunda-feira.
O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) disse que o número de mortos foi de ao menos 12. Citando sobreviventes, a agência disse que havia 25 pessoas a bordo, e dois sobreviventes, um deles uma mulher grávida, foram levados ao principal hospital da ilha, segundo a guarda costeira.
Lesbos foi a principal porta de entrada para quase um milhão de refugiados sírios, iraquianos e afegãos que cruzaram a Turquia rumo à União Europeia em 2015. Um acordo entre a UE e Ancara firmado em março do ano passado praticamente fechou essa rota.
Pouco mais de 4.800 refugiados e imigrantes cruzaram da Turquia para a Grécia neste ano, de acordo com dados do Acnur, e cerca de 20 chegam às ilhas gregas todos os dias.
No mínimo 173 mil pessoas, a maioria da Síria, aportaram em solo grego em 2016.
(Por Karolina Tagaris, em Atenas, e Tom Miles, em Genebra)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.