Topo

Hollande clama franceses a votarem em Macron para o bem da França e da Europa

29/04/2017 13h37

PARIS (Reuters) - O presidente francês, François Hollande, pediu aos franceses no sábado que escolham o centrista Emmanuel Macron contra a oponente de extrema direita Marine Le Pen np segundo turno da eleição presidencial, dizendo aos eleitores que era seu dever para a Europa e para a França.

Hollande havia dito anteriormente que votaria em seu ex-ministro da Economia, mas não tinha dado instruções para votar.

As pesquisas mostram que Macron venceria no segundo turno em 7 de maio com cerca de 60 por cento dos votos, mas o momento na corrida é de Le Pen, que recuperou cerca de cinco pontos percentuais na semana passada.

Le Pen, no sábado, escolheu o candidato derrotado no primeiro turno Nicolas Dupont-Aignan como seu primeiro-ministro caso seja eleita, em uma tentativa de atrair os eleitores do candidato derrotado.

"É preciso tomar a cédula de votação, o de Macron, e considerá-la como a cédula que impedirá (o país) da extrema direita", disse Hollande, que participa de reunião de cúpula da União Europeia dedicada ao Brexit.

Os eleitores têm responsabilidade perante a Europa, bem como a França, disse ele, em referência à posição anti-UE de Le Pen.

"As consequências seriam altas se a França se afastasse da Europa. A escolha do povo francês é uma escolha para a França, mas também para a União Europeia."

( Por Matthias Blamot)