Hollande clama franceses a votarem em Macron para o bem da França e da Europa
PARIS (Reuters) - O presidente francês, François Hollande, pediu aos franceses no sábado que escolham o centrista Emmanuel Macron contra a oponente de extrema direita Marine Le Pen np segundo turno da eleição presidencial, dizendo aos eleitores que era seu dever para a Europa e para a França.
Hollande havia dito anteriormente que votaria em seu ex-ministro da Economia, mas não tinha dado instruções para votar.
As pesquisas mostram que Macron venceria no segundo turno em 7 de maio com cerca de 60 por cento dos votos, mas o momento na corrida é de Le Pen, que recuperou cerca de cinco pontos percentuais na semana passada.
Le Pen, no sábado, escolheu o candidato derrotado no primeiro turno Nicolas Dupont-Aignan como seu primeiro-ministro caso seja eleita, em uma tentativa de atrair os eleitores do candidato derrotado.
"É preciso tomar a cédula de votação, o de Macron, e considerá-la como a cédula que impedirá (o país) da extrema direita", disse Hollande, que participa de reunião de cúpula da União Europeia dedicada ao Brexit.
Os eleitores têm responsabilidade perante a Europa, bem como a França, disse ele, em referência à posição anti-UE de Le Pen.
"As consequências seriam altas se a França se afastasse da Europa. A escolha do povo francês é uma escolha para a França, mas também para a União Europeia."
( Por Matthias Blamot)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.