Topo

Ataque aéreo no leste da Síria mata mais de 100 pessoas, diz grupo de monitoramento

26/05/2017 16h44

BEIRUTE (Reuters) - Um ataque aéreo realizado na noite de quinta-feira matou mais de 100 pessoas, incluindo crianças e outros familiares de combatentes do Estado Islâmico, em Al-Mayadin, uma cidade controlada pelos jihadistas próxima de Deir al-Zor, no leste da Síria, relatou um grupo de monitoramento da guerra.

Um porta-voz da coalizão liderada pelos Estados Unidos que combate o Estado Islâmico disse à Reuters que as forças da coalizão realizaram ataques perto de Al-Mayadin em 25 e 26 de maio e estão avaliando seus resultados.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos disse que mais de 40 crianças estavam entre os mortos nos ataques em Al-Mayadin.

Moradores viram aeronaves de reconhecimento e aviões de guerra circundarem a cidade às 19h25 (horário local) antes de dispararem mísseis que atingiram dois edifícios, um deles um condomínio de quatro andares que abrigava familiares sírios e marroquinos de combatentes do Estado Islâmico.

O grupo radical está perdendo terreno tanto na Síria quanto no Iraque, já que está sendo atacado por uma variedade de forças, às vezes rivais, nos dois países. Muitos de seus combatentes que recuaram de outras frentes estão se reunindo na área da bacia do rio Eufrates na Síria.

A coalizão encabeçada pelos EUA está tomando cuidado para evitar baixas civis nos ataques aéreos e investiga quaisquer ocorrências do tipo que sejam relatadas.

(Por Angus McDowall)